Quem tem gatos de estimação sabe que esses bichinhos têm muita facilidade em identificar os sentimentos de seus tutores, além de serem capazes de tirar as energias negativas dos ambientes. Porém, mais do que isso, pesquisadores revelaram que esses animais rastreiam onde seus donos estão o tempo todo. O estudo foi realizado pela Universidade de Kyoto, no Japão, e publicado na Revista Plos One.
Pesquisa revela que gatos conseguem rastrear os movimentos de seus donos
Segundo os estudiosos, os gatos têm, dentro de suas cabeças, um mapa mental do ambiente onde estão acostumados a frequentar. Eles usam esse mapa para pegar informações sobre sua rotina e são justamente seus humanos que os direcionam. Assim, os gatos rastreiam onde estão e, quando seus donos não estão em lugares em que estão acostumados, os felinos ficam extremamente confusos.
+++ 5 alimentos que ajudam a deixar a pele resistente contra o sol e a poluição
Para chegarem aos resultados, estudiosos colocaram 50 gatos em uma sala, individualmente, e seus donos o chamavam, do lado de fora da sala. Em seguida, vozes de pessoas estranhas ou de seus donos também vieram, mas, dessa vez, do lado oposto da sala em que estavam. Os pesquisadores observaram as reações dos felinos durante esses momentos e descobriram que eles ficavam confusos apenas quando as vozes dos seus donos apareciam dentro da sala (na segunda situação), já que eles não achavam eles no ambiente em que normalmente estão.
Saho Takagi, um dos estudiosos da pesquisa, afirmou que “este estudo mostra que os gatos podem mapear mentalmente sua localização com base na voz de seu dono. Eles têm a capacidade de imaginar o invisível em suas mentes. Os gatos podem ter uma mente mais profunda do que se pensa.”