bem-estar   / Saúde e bem-estar

Para além dos alimentos! Melhore seu funcionamento intestinal a partir desses 3 exercícios de respiração

Sim, é possível! Mas lembre-se de aliar a prática dos exercícios ao consumo de fibras e água

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado quarta 3 março, 2021

Sim, é possível! Mas lembre-se de aliar a prática dos exercícios ao consumo de fibras e água
Melhore seu funcionamento intestinal a partir desses 3 exercícios de respiração - Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Para preservar o bom funcionamento do intestino, é crucial que mantenhamos uma alimentação balanceada, principalmente rica em alimentos que contenham um alto número de fibras, como aveia, morangos, maçãs, além de leguminosas secas, como o feijão, a ervilha, a lentilha, o grão-de-bico, entre outros.

O consumo correto e recorrente de água também é essencial para evitar problemas como, por exemplo, cólicas, diarreia, o próprio intestino preso e escape de gases e fezes.

+ VEJA: Com propriedades calmantes e depurativas, chá de pétalas de rosa-branca ajuda a relaxar e melhorar a saúde do organismo

+ VEJA: Home office: saiba porquê trabalhar da cama não é uma boa ideia, embora pareça confortável

Mas, para além de uma boa alimentação e hidratação, existem alguns exercícios fáceis de respiração que podem ser feitos sem grandes esforços no conforto de sua casa e que também auxiliam no funcionamento correto do órgão, estimulando o movimento peristáltico, ou seja, o deslocamento do bolo alimentar em direção ao estômago.

As dicas foram dadas pela profissional Bianca Vilela, consultora em qualidade de vida para a Women's Health Brasil.

1º EXERCÍCIO

Fique de pé e mantenha o tronco alinhado. Em seguida, enquanto inspira, faça com que sua barriga inche, projetando-a para frente. Para expirar, solte o ar lentamente, murchando o abdômen.

2º EXERCÍCIO

Comece apoiando as mãos viradas para dentro sobre as coxas, com os joelhos levemente flexionados. O exercício será dividido em duas partes. A primeira consiste em uma respiração normal. Inspire pelo nariz e solte pela boca todo o ar que conseguir, esvaziando completamente os pulmões. Nesta hora, vamos para a segunda parte: faça um movimento de sucção com a barriga, puxando todo o abdômen para dentro. Mantenha-se nesta posição por 10 segundos sem respirar. Repita o processo três vezes.

3º EXERCÍCIO

Para o último exercício, iremos usar a mesma técnica do segundo. Porém, desta vez, o processo ocorrerá de forma contínua. Ainda com as mãos sobre as coxas e joelhos flexionados, faça uma inspiração. Quando expirar, puxe toda a barrigada para dentro, mas agora, não prenda o ar. Inspire novamente e sugue o abdômen. Repita o ciclo 10 vezes.

Último acesso: 23 Oct 2021 - 18:09:07 (1044476).