bem-estar   / Cuidados com o corpo

Os dias quentes chegaram! Veja como preparar sua pele para o verão adequadamente

Evitar tomar banhos quentes é uma das indicações dermatológicas; confira a materia

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado quarta 30 dezembro, 2020

Evitar tomar banhos quentes é uma das indicações dermatológicas; confira a materia
Os dias quentes chegaram! Veja como preparar sua pele para o verão adequadamente - Pexels

Não importa onde esteja, o brasileiro sempre arranja um espacinho para tomar um bom banho de sol no verão! Seja na espreguiçadeira, na cadeira, na canga, toalha, andando na rua ou praticando algum esporte a céu aberto, a exposição da nossa pele nesta época do ano necessita, sim, de cuidados especiais.

+ VEJA: Melasma: dermatologista dá dicas de prevenção e como tratar as manchas na pele

+ VEJA: Nutricionista lista 6 sinais que o corpo dá quando está carente de nutrientes

Para a revista Ana Maria, a dermatologista Simone Stringhini, da Clínica Stringhini, contou que a pele quando fica seca ou mesmo áspera em decorrência do sol, ela tem a sua camada de proteção natural afetada, e isso deixa o organismo mais vulnerável a entrada de fungos e bactérias.

Pensando nisso, vamos listar para você alguns dos cuidados básicos que devem ser feitos nos dias quentes de verão:

1- Hidratação dentro para fora, e de fora para dentro

Quando falamos de hidratação de dentro para fora, estamos nos referindo ao consumo diário de água. Se você não sabe quanto deve tomar, leve como base essa afirmação: uma pessoa de 60 quilos deve tomar por dia 2,1 litros de água. Logo, se você pesa 80 quilos, deve tomar 2,8 litros de água.

A hidratação de fora para dentro está relacionada ao uso de hidratantes. Escolha seu preferido e passo antes de dormir ou mesmo depois do banho.

2- Não esqueça do protetor solar

 Este é o principal produto da estação. O protetor solar, também chamado de bloqueador solar, protege a nossa pele dos raios UVA e UVB, formando uma barreira de proteção, prevenindo o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Quando mais clara a sua pele, mais alto deve ser o fator de proteção solar.

3- Evite tomar banhos muito quentes

A água quente tem o poder de ressecar ainda mais a pele que já está debilitada por causa do sol e das altas temperaturas diárias, por isso eles devem ser evitados. Além do mais, evite também durante os banhos no verão o uso de buchas esfoliantes, pois estas podem retirar a proteção da derme, deixando a pele ainda mais seca e irritada.

4- Escolha um sabonete com pH balanceado

Chamados de sabonetes Syndet, estes apresentam o pH ajustado entre 5,5 e 7, ideal para a pele se manter hidratada, evitando irritações. Escolha uma marca de preferência e invista.

Último acesso: 20 Oct 2021 - 12:57:14 (1044079).