Publicidade

Os cuidados ideais com os cactos! Saiba como cultivar e manter esses tipos de suculentas

Apesar de serem fáceis de serem cultivados, devemos ter alguns cuidados com os cactos para que eles se desenvolvam bem; especialista dá dicas

Os cuidados ideais com os cactos! Saiba como cultivar e manter esses tipos de suculentas – Pexels / Scott Webb

Os cactos, um tipo de plantas suculentas, vêm sendo uma das principais alternativas de decoração para pessoas que moram em apartamentos e por quem não tem tanto tempo para cuidar — eles são resistentes e fáceis de manter. Porém, assim como todas as outras plantas, eles precisam de alguns cuidados específicos para se desenvolverem bem. Por isso, em seu canal do YouTube Cultivando, o engenheiro agrônomo Gaspar Yamasaki compartilhou, com seus inscritos, 4 dicas de como cuidar dos cactos. Confira!

Publicidade

Cuidados com os cactos

Os cactos amam raios de sol
A grande maioria dos cactos vem de regiões com muito sol durante todo o dia, então, esses tipos de suculentas se dão muito bem com essa luminosidade. Os melhores lugares, em casa, para deixar esses cactos, são em janelas e sacadas que tomam sol. Assim, eles vão se desenvolver muito melhor do que em lugares com menos raios. Mas, se os seus cactos estão na sombra há muito tempo, é necessário adaptá-los gradualmente: não é recomendado colocar eles de uma vez no sol. Coloque um pouco a cada dia!

+++ Em que idade as pessoas costumam ser mais felizes? Estudo aponta! Descubra

Regue bastante os cactos, mas não todos os dias!
Devido ao fato de que essas suculentas vêm de regiões muito quentes e desérticas, muitas pessoas pensam que elas não gostam muito de água. Porém, é mito! Regue bastante seus cactos de acordo com a secura que eles se encontram. O segredo é regar apenas quando eles estão muito secos! Não precisam ser regados com frequência, mas, quando o fizer, faça com bastante água. 

Use substratos que segurem pouca água
Apesar de os cactos gostarem de água quando estão muito secos, não se adaptam a lugares que vivem encharcados frequentemente. Se o substrato do cacto segurar muita água, é melhor que você o troque. Há muitas plantas que gostam de superfícies com muita água, mas não é o caso dos cactos.

Publicidade

+++ Eclipse lunar de 19/11 sugere desapego e prática do perdão, indica astrólogo

 Adubar é bom, mas não em excesso
Os cactos possuem um crescimento lento. Às vezes, por demorarem para crescer, muitas pessoas jogam muito abudo para tentar agilizar esse desenvolvimento, mas essa prática atrapalha ainda mais. No inverno, principalmente, opte por não adubar, porque na época fria essa suculenta não cresce. Espere pelos períodos mais quentes. Por fim, sempre considere uma menor quantidade de adubo para cactos em relação a outras plantas. Suas necessidades são diferentes e esse tipo de suculenta não precisa de nutrientes com tanta frequência. 

Publicidade