bem-estar   / Nutrição

Ora-pro-nobris: conheça os benefícios desta planta nativa, comestível e muito rica em proteínas

A ora-pro-nobris chegou a ser apelidada de "carne de pobre" por conta de seu valor nutricional rico em proteínas

Bons Fluidos Publicado segunda 30 agosto, 2021

A ora-pro-nobris chegou a ser apelidada de
Conheça os benefícios da ora-pro-nobris para a saúde - Flickr/ Maurício Mercadante

Você já imaginou uma planta capaz de concentrar de 17 a 32% de proteína em matéria seca? Ela existe e é conhecida pelo nome ora-pro-nobris, ou "carne de pobre", como foi apelidada popularmente por conta da riqueza de proteínas, um nutriente fortemente presente nas carnes e derivados animais. 

O apelido ganhou popularidade porque acredita-se que os povos menos favorecidos, que não tinham condições de acrescentar carne no prato, recorriam à planta para obter o nutriente, importante para dar "sustância" à alimentação. 

+++ Não sabe o que fazer com a casca da banana? Confira 3 motivos para usá-la na pele

Sua fartura de nutrientes fez com que surgisse até farinha de ora-pro-nobris, que costuma utilizada para enriquecer nutricionalmente receitas de bolos ou massas. A adição deste ingrediente deixa os pratos mais ricos em proteínas, manganês, magnésio, ferro, cálcio, além de vitamina C e fibras, além de tornar a cor dos alimentos esverdeada. 

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, essa riqueza da natureza é encontrada apenas no Brasil, mais especificamente nas regiões históricas do estado de Minas Gerais, onde a ora-pro-nobris já era consumida desde a época do ciclo do ouro. 

+++ Dentre as 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas 3 são nativas; saiba quais

Toda a planta pode ser consumida, incluindo as folhas, o broto e as flores, que oferecem diferentes tipos de nutrientes e podem ser inseridas na alimentação no preparo de sucos e pratos, secas ou em pó. 

Último acesso: 26 Oct 2021 - 21:02:45 (1045636).