Ômega 3: nutróloga explica por que essa gordura é tão popular e quais são os benefícios para a saúde

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de ômega 3. Mas sabe quais as vantagens dessa 'gordura boa'? Nutróloga esclarece

Ana Júlia Resende com supervisão de Marina Pastorelli Publicado terça 23 novembro, 2021

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de ômega 3. Mas sabe quais as vantagens dessa 'gordura boa'? Nutróloga esclarece
Ômega 3: nutróloga explica por que essa gordura é tão popular e quais são os benefícios para a saúde - Freepik / @ededchechine

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar do ômega 3. Esse tipo de gordura faz sucesso e é muito usado por diversas pessoas como um meio de suplementar a alimentação. Mas, às vezes, muitos não sabem como ele funciona, quais os benefícios e em quais situações deve ser consumido. Confira, abaixo, dicas da nutróloga Dra. Marcella Garcez. A especialista explica o que é o ômega 3, como essa gordura atua no organismo e como devemos escolher o melhor para comprar.

Ômega 3: as vantagens para a saúde 

O que é, de fato, o ômega 3? 
"Os ácidos graxos do tipo ômega 3, são ácidos carboxílicos poli-insaturados, em que a dupla ligação está no terceiro carbono a partir da extremidade oposta à carboxila", explica dra Marcella. "Portanto um grupo de ácidos graxos com características bioquímicas específicas, que são chamados de essenciais, porque não podem ser sintetizados pelo corpo e devem ser consumidos através da alimentação ou sob a forma de suplementos alimentares."

Quais são os principais benefícios?
Apesar de essa gordura ser muito famosa, muitas pessoas não têm noção dos reais benefícios que ela pode ter para a saúde. A nutróloga esclarece que nem todos os ômegas 3 são iguais. É preciso distinguir cada tipo para, assim, saber as vantagens que ele possui. Segundo ela, os de cadeia longa são os que mais fazem bem para a saúde. 

"Os ácidos graxos ômega 3 de cadeia longa são os que têm mais benefícios comprovados para a saúde, principalmente o EPA, ácido eicosapentanóico, e o DHA, ácido docosa-hexanóico. O ômega 3 de cadeia longa trazem vários benefícios à saúde, como a manutenção das funções do sistema imunológico, além de efeitos cardioprotetores, neuroprotetores, anti-inflamatórios e antioxidantes.O organismo consegue obter ômega 3 de cadeias longas a partir dos ômegas 3 provenientes de plantas e sementes, que são mais curtos e convertê-lo em ácidos ômega 3 ativos (EPA e DHA)."

Como o ômega 3 atua no organismo?
Dra. Marcella esclarece como o ômega 3 atua, ajudando principalmente no sistema imunológico e cardiovascular: "O ômega 3 auxilia na manutenção de bons níveis de perfil lipídico, de estruturas importantes do sistema nervoso e das membranas celulares. Possui ainda papel condicional em processos alérgicos e inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinas inflamatórias, tromboxanos e leucotrienos."

Existem riscos?
Muitas pessoas ainda ficam receosas com esses tipos de suplementos alimentares por não saberem realmente se eles apresentam riscos para a saúde ou não. Dra Marcella Garcez explica que, apesar de todos os benefícios, consumir ômega 3 em quantidades excessivas pode ser prejudicial. É necessário sempre consultar um médico antes de adicionar o suplemento à rotina alimentar. Assim, com um acompanhamento, você vai consumir de maneira correta e sem riscos. 

"Alimentos naturalmente ricos em EPA e DHA, não contêm quantidades suficientes para representar riscos. Porém, o consumo excessivo de suplementos de ômega 3, sem orientação médica, pode aumentar os riscos de episódios hemorrágicos, desequilíbrios indesejados no perfil lipídico, aumento da peroxidação lipídica pelo efeito pró-oxidante do antioxidante e aumento na prevalência de câncer de próstata", explica.


Sobre a Dra. Marcella Garcez:

Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento.

Último acesso: 29 Nov 2021 - 03:01:27 (1046138).