Quase todo mundo conhece os benefícios do uso dos óleos essenciais na aromaterapia, agora imagine usufruir destes benefícios sentindo um dos aromas mais familiares e aconchegantes que existe?
Você certamente conhece aquele cheiro que invade a casa quando o café é coado de maneira rudimentar, no filtro de pano, após os grãos serem torrados e moídos na hora. Aquele aroma invade as narinas e remete a um momento aconchegante em uma casa de campo em meio a natureza, ou a casa da avó que faz cafezinho todas as manhãs.
Esta é a sensação que o óleo essencial de café transmite quando utilizado na aromaterapia, além disso, ele oferece quase os mesmos efeitos que a bebida, como auxiliar na concentração, evitar o cansaço e ajudar o corpo a ficar mais acordado.
Além dos benefícios para o sistema nervoso, o óleo essencial de café se tornou uma alternativa para pessoas que sofrem com sensibilidade no estômago e precisaram abdicar da bebida. A aromaterapia com o óleo essencial de café não agride o estômago e é um aliado poderoso para a saúde de pessoas que sofrem mal de parkinson, alzheimer e problemas respiratórios.
As substâncias presentes no óleo extraído dos grãos é tão poderosa que ao inalado, ele transite a sensação de bem-estar instantânea, por conta da presença do dihidrobenzofurano, que estimula a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, contribuindo para a melhora de quadros de depressão.
O óleo essencial de café é extraído dos grãos quando ele ainda está verde através de um processo chamado de prensagem a frio e ele pode ser encontrado em forma concentrada em lojas de produtos para aromaterapia.
É possível utiliza-lo de diversas maneiras como: pingando algumas gotinhas em um difusor para aromaterapia; pingando duas gotas em um algodão e inalando ou misturando com óleos para massagem para fazer a aplicação na pele.