Ócio criativo: entenda porquê não fazer nada pode ser mais produtivo do que fazer tudo ininterruptamente

Seu cérebro precisa de pausas e lazer para aflorar a criatividade

Bons Fluidos Publicado terça 1 dezembro, 2020

Seu cérebro precisa de pausas e lazer para aflorar a criatividade
Entenda porquê descansar a mente pode ser mais importante do que trabalhar ininterruptamente - Pexels

Você já tentou ter ideias novas ou ser criativo para um projeto, mas teve a sensação de que havia um bloqueio em sua mente? Depois, você teve ideias brilhantes de maneira inesperada e organicamente durante situações de pausa ou descanso do cérebro?

Este fenômeno pode ser resultado de um ócio criativo!

+ VEJA TAMBÉM: Consciência ambiental e de saúde: 5 formas de ensinar seus filhos a cuidar do mundo e de seus corpos

O QUE É ÓCIO CRIATIVO?

O conceito de ócio criativo surgiu em meados dos anos 2000, por meio de estudos realizados pelo professor e sociólogo italiano Domenico de Masi.

O estudioso defendia a ideia de que agregar atividades que proporcionem descanso e lazer no meio da jornada de trabalho são essenciais para que o cérebro possa produzir novas ideias. Isso também ajuda a mantê-lo motivado em relação ao seu trabalho.

Portanto, se você aproveitar o lazer criativo, além de se manter mais produtivo, pode até se tornar um profissional melhor. No entanto, vale ressaltar ócio criativo é bem diferente de procrastinação. 

+ VEJA TAMBÉM: Reprograme sua mente! Vença a procrastinação com esta técnica simples de meditação

ÓCIO NÃO É PROCRASTINAÇÃO

O ócio criativo é saber conciliar momentos de lazer e trabalho de forma equilibrada, evitando que qualquer área da sua vida fique sobrecarregada. Ou seja, você terá a possibilidade de reservar um tempo para fazer coisas que são realmente importantes e que lhe dão prazer, ajudando seu cérebro a relaxar e permitir que você pense em outras coisas além do trabalho.

Estas atividades podem ser assistir uma série, escutar música ou simplesmente deitar no sofá e olhar para o teto! Mas, diferente da procrastinação, esta pausa só acontece quando você não está atrasando atividades importantes para "ficar sem fazer nada". 
 

Último acesso: 16 Apr 2021 - 07:50:25 (1043902).