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O segundo melhor alimento do mundo! Ovo é um dos alimentos mais completos em nutrientes

Você sabia que o ovo possui todas as vitaminas, exceto a vitamina C?

Bons Fluidos Publicado segunda 5 abril, 2021

Você sabia que o ovo possui todas as vitaminas, exceto a vitamina C?
O ovo é alimento riquíssimo em nutrientes - Pexels

Há um grande dilema sobre os benefícios do ovo para a saúde do organismo humano e muitas pessoas se questionam se ele é amigo ou inimigo da alimentação saudável. Isso porquê ele é constantemente associado ao aumento do colesterol, no entanto, os ovos têm vários atributos a seu favor, dentre eles estão sua acessibilidade, versatilidade na cozinha e principalmente sua riqueza de nutrientes. 

Alimento completo, perdendo apenas para...

O ovo é considerado o segundo melhor alimento dentre todos porque ele é praticamente completo no quesito nutrientes, perdendo apenas para o leite materno -- levando em consideração que, na fase adulta, não bebemos mais o leite de nossas mães, o ovo pode ser o alimento mais completo disponível -- Ele possui em sua composição todos os aminoácidos, todas as vitaminas (A, D, E e do complexo B) - exceto a vitamina C - além de fósforo, ferro e cálcio. 

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Sobre a polêmica do colesterol, estudos mostraram que uma gema de ovo contém cerca de 185 miligramas de colesterol, que é mais da metade da quantidade diária de 300 mg de colesterol recomendada, no entanto, se consumido de forma moderada, ele não interfere nos níveis de LDL (colesterol) no organismo. 

Além dos seus próprios nutrientes, pesquisas mostraram que o ovo também ajuda o corpo a absorver nutrientes de outros alimentos quando ele é consumido junto. Um estudo descobriu que adicionar um ovo à salada pode aumentar a quantidade de vitamina E que nosso organismo absorve.

O modo de preparo pode influenciar 

A versatilidade do ovo permite que ele seja feito de inúmeras maneiras: pochê, omelete, frito, cozido, mexido. No entanto, a forma como ele é preparado e os alimentos incorporados a ele podem fazer diferença em seu valor nutricional. A melhor maneira de consumir o ovo é na versão cozida, já que não leva óleos para fritura, que é uma fonte extra de gordura saturada. 

Último acesso: 16 Apr 2021 - 08:11:24 (1044687).