bem-estar   / Exercícios físicos

O que devo saber antes de pedalar? Dicas de bike para quem quer começar a praticar

Andar de bicicleta se tornou uma opção muito comum para aqueles que querem um estilo de vida mais saudável

Bons Fluidos Publicado quarta 20 outubro, 2021

Andar de bicicleta se tornou uma opção muito comum para aqueles que querem um estilo de vida mais saudável
Dicas básicas para quem quer começar a pedalar - Pexels / Philipp M

Seja por lazer, por esporte ou até pela facilidade de locomoção, muitas pessoas têm o costume de andar de bike quase que diariamente. Com todas suas vantagens, a prática beneficia a saúde física e mental do nosso corpo. Separamos, assim, algumas dicas para quem quer começar a pedalar no dia a dia. 

Antes de tudo, é necessário ter em mente o modelo ideal de acordo com o uso que a pessoa for fazer: apenas locomoção, lazer ou trilhas maiores. Mas, independentemente do objetivo, ter uma bike adequada ao peso e à altura é essencial. Com as medidas certas, a prática não se torna desconfortável.

+++ Aprenda a preparar esta geleia de pimenta caseira para acompanhar qualquer petisco

Treinar em locais calmos e sem muito movimento é uma outra ótima forma de se adaptar à prática. Para os iniciantes, traçar um caminho e fazer pequenas metas diárias são meios que ajudam a pegar confiança, assim como usar equipamentos de segurança, principalmente capacete, luvas e roupas específicas para andar de bike. 

Para que o exercício seja sempre bem aproveitado, a alimentação saudável e a devida hidratação do corpo são essenciais. Como pedalar exige um alto consumo calórico, a principal dica é consumir alimentos ricos em carboidratos - como torradas, cereais e frutas, mas nada exagerado que impossibilite a digestão. 

+++ Lavagem nasal em crianças: especialista lista 10 fatos sobre a prática e sua importância

O mais importante de tudo, entretanto, é respeitar os limites. Todo processo exige paciência e consistência e andar de bike não é diferente. Pedalar é um exercício físico e é só bem aproveitado quando a pessoa consegue apreciar o processo e saber os limites do próprio corpo. 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 17:46:02 (1045876).