bem-estar   / Alimentação

Nutróloga explica porquê algumas pessoas comem muito e não engordam

A Dra. Ana Luisa Vilela esclareceu quais fatores colaboram para este fenômeno

Sara Magalhães Publicado segunda 17 agosto, 2020

A Dra. Ana Luisa Vilela esclareceu quais fatores colaboram para este fenômeno
Saiba porquê algumas pessoas comem muito de tudo e não engordam - Pexels/ Andrea Piacquadio

Muito provavelmente você conhece um amigo ou colega que come muito e não engorda, enquanto para a maioria das pessoas, basta sair da dieta por uma semana para ganhar alguns quilos na balança. 

Se você pertence ao segundo grupo, certamente já ficou curioso para saber porquê isso acontece.

A Bons Fluidos conversou com a nutróloga e especialista em Obesidade, Gastroenterologia e Nutrição Humana Ana Luisa Vilela para entender o por quê algumas pessoas comem muito, mas não engordam, enquanto outras ganham peso com facilidade e sofrem para perder. 

+ VEJA TAMBÉM: Carne Vermelha: nutricionista dá dicas de alimentos substitutos para quem quer diminuir o consumo deste alimento

Segundo a Dra. Ana, a resposta desta pergunta está no metabolismo de cada organismo, que pode precisar de mais ou menos alimentos para funcionar de maneira equilibrada. 

"O que determina o nosso metabolismo é o quanto de energia a gente precisa para viver. Quanto mais musculatura e quanto mais ativo for o nosso corpo, mais energia gastamos. Então gastamos também os alimentos que consumimos no dia a dia. Teoricamente, essas pessoas conseguem comer mais sem engordar", destacou. 

Isso significa que quanto mais rápido funcionar o nosso metabolismo, mais facilmente queimamos as gorduras acumuladas, no entanto, o oposto acontece com pessoas que possuem um metabolismo lento e gordura acumulada.

"Aquelas pessoas que possuem uma quantidade de gordura muito grande e pouca musculatura, um pouco que elas comem, elas guardam e não gastam energia. Por isso acabam acumulando gordura", explicou. 

Hábitos ruins e fatores genéticos influenciam no funcionamento do metabolismo, mas alguns alimentos conseguem colaborar para o equilíbrio e até melhoram a rapidez com que o corpo trabalha para queimar gordura. 

Estes alimentos são conhecidos como termogênicos e a nutróloga destacou alguns: gengibre, chá-verde, coco, guaraná, mate, pimenta canela e peixes ricos em ômegas. 
 

Último acesso: 21 Sep 2020 - 02:14:21 (1043254).