bem-estar   / Nutrição

Nutricionista lista 6 sinais que o corpo dá quando está carente de nutrientes

Saiba quais nutrientes seu corpo pode estar sentindo falta quando indicar estes sintomas

Bons Fluidos Publicado terça 29 dezembro, 2020

Saiba quais nutrientes seu corpo pode estar sentindo falta quando indicar estes sintomas
Saiba interpretar as mensagens que o seu organismo tenta passar quando sente falta de nutrientes - Freepik

Muitas vezes ignoramos algumas mensagens que o nosso corpo tenta nos transmitir para informar de que algo não está funcionando bem. Essas mudanças fisiológicas passam desapercebidas e quando não tratadas podem se transformam em problemas mais graves. 

A alimentação pobre em nutrientes pode desencadear sinais físicos perceptíveis, que precisam ser tratados antes de evoluírem. A nutricionista Patrícia Leite, dona de um dos maiores canais de receitas nutritivas e informações sobre alimentação no YouTube compartilhou um vídeo em seu canal listando 6 sinais que indicam a carência de nutrientes no nosso organismo. 

+ VEJA TAMBÉM: Neurocientista ensina como inteligência emocional deve ser usada para transformar momentos difíceis em bons e positivos

Saber identificar os sinais que o nosso corpo dá quando algo não está funcionando bem é uma passo importante para prevenir o surgimento de doenças graves. Veja quais são os principais sinais de falta de nutrientes. 

Queda de cabelo

"A queda de cabelo acontece todos os dias por conta de uma troca natural de cabelo, mas é importante saber o quanto ele cai. Esta queda pode estar relacionada a carência de ferro, que indica uma anemia. Esta relacionada também à carência de vitaminas do complexo B, como a biotina, e a carência de proteínas", destacou a nutricionista. 

Cansaço inexplicável

"Cada vez mais pessoas têm carência de vitamina D e o cansaço sem explicação pode estar relacionado a falta dela. Este sinal também pode estar relacionado a falta de ferro e proteínas", disse a nutri.  

Pele ressecada

Peles muito ressecadas e com dificuldade de cicatrização pode estar relacionadas a carência de vitamina A. Vegetais com pigmentos laranja e avermelhados são boas fontes de precursores de vitamina A. Lembrando também que outras carências podem estar relacionadas com a pele ressecada, como a carência de vitamina C", comentou a profissional.

+ VEJA TAMBÉM: Pepino ajuda a hidratar o corpo e aumenta saciedade; Veja 5 benefícios e como consumir

Lábios ressecados 

"Rachaduras nos cantos da boca e lábios ressecados mesmo quando se está bebendo muita água e passando hidratante pode indicar carência de vitaminas do complexo B. Legumes e verduras são fontes desta vitamina", indicou Patrícia. 

Manchas roxas pelo corpo 

"Hematomas roxos que surgem com facilidade e demoram um tempo para clarear podem estar relacionados a carência de vitamina C, porque ela ajuda na produção do colágeno que proporciona mais firmeza e resistência à pele", disse a nutricionista.

Dificuldade para dormir e ansiedade

A parte emocional bagunçada pode estar relacionada a carência de magnésio. Este nutriente está presente especialmente nas oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas e sementes", concluiu Patrícia. 
 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 01:54:10 (1044072).