bem-estar   / Alimentação Saudável

Nutricionista lista 10 alimentos que precisam ser substituídos do seu cardápio urgentemente

A nutricionista falou em um vídeo para seu canal no YouTube quais alimentos podem substituir os ultraprocessados

Bons Fluidos Publicado quinta 10 setembro, 2020

A nutricionista falou em um vídeo para seu canal no YouTube quais alimentos podem substituir os ultraprocessados
A nutri Thaisa Leal, sucesso na internet, listou 10 alimentos ultraprocessados que precisam sair da sua dieta - Instagram/ @thaisaleal

A nutricionista Thaísa Leal compartilhou com seus inscritos um vídeo desmascarando alguns alimentos que têm a reputação de saudáveis, mas não fazem tão bem ao organismo quando imaginam. Ela ainda sugeriu opções saudáveis que pode substituir estes alimentos. 

Saiba quais são estes alimentos:

1. Açúcar ou adoçantes artificiais
A nutricionista recomenda que seus pacientes tentem se acostumar com o sabor natural dos alimentos e evite adoçar chás, cafés ou sucos. Também é possível adoçar receitas com o doce das próprias frutas como tâmaras, uva-passa ou bananas maduras. No caso de receitas de sobremesas, prefira usar adoçantes naturais como stevia ou xilitol. 

2. Pães
"A gente não precisa parar de comer pão para sempre", destacou Thaisa. Ela orientou que deve-se variar o cardápio já que o pão é um clássico na dieta do brasileiro, por isso, é interessante substituí-lo por panquecas, tapiocas, crepiocas e outras receitas. 

3. Mate Pronto
A nutricionista orienta que seus pacientes preparem seu próprio mate natural e evite comprar os prontos de supermercado. "Tente não adoçar!", destacou. Ela ainda sugeriu utilizar canela como adoçante natural. 

4. Achocolatado
Achocolatados possuem muita quantidade de açúcar em sua composição e mesmo as opções light levam açúcar em excesso. Thaisa recomendou preparações com cacau em pó com adoçantes naturais.

5. Margarina
Thaisa destacou que margarina é basicamente gordura hidrogenada e sugeriu as seguintes substituições: para cozinhar, prefira o azeite de oliva ou a manteiga de coco; no pão prefira passar pastinhas como caponata de berinjela, húmus, pasta de castanha, ricota, entre outras opções. 

6. Refrigerante Zero
A nutricionista orientou que não é recomendável consumir refrigerantes, até mesmo os "açúcar zero". Ela recomenda substituições como águas aromatizadas com frutas, água com gás e limão ou sucos naturais. 

7. Peito de Peru
Thaisa orientou que o peito de peru não é uma opção saudável e comparou o alimento com o presunto, no entanto, o feito com peru leva uma menor quantidade de gordura. Segundo a nutri, o peito de peru leva muitos conservantes, sódio e corante cochonilha - um corante retirado do interior de insetos. 

8. Suco de Caixinha
Prefira os sucos naturais, água de coco ou água com gás aromatizada. Segundo Thaisa, os sucos de supermercado são ultraprocessados e levam muito açúcar. 

9. Granola
"O intuito da granola é ser um aporte de nutrientes, no entanto, a maioria das granolas comercializadas hoje são aportes de açúcar e aveia apenas", destacou Thaisa. Ela recomenda que seus pacientes preparem a própria granola utilizando sementes, oleaginosas, aveia, linhaça e flocos de arroz. 

10. Barrinha de cereais
Segundo a nutricionista, as barrinhas de cereais não dão saciedade e não são tão saudáveis quanto as pessoas imaginam. Muitas delas levam grande quantidade de açúcar e pouquíssima quantidade de nutrientes, sem contar os conservantes e aromatizantes. 
 

Último acesso: 30 Nov 2020 - 01:19:44 (1043406).