bem-estar   / Sedentarismo

Nunca é tarde para mudar hábitos! Médica dá orientações para melhorar a qualidade de vida após os 30 anos

Márcia Simões orientou que é importante iniciar a prática de hábitos saudáveis desde cedo, mas nunca é tarde para abandonar o sedentarismo

Bons Fluidos Publicado segunda 17 agosto, 2020

Márcia Simões orientou que é importante iniciar a prática de hábitos saudáveis desde cedo, mas nunca é tarde para abandonar o sedentarismo
Médica dá orientações para quem quer mudar de vida após os 30 anos - Pexels

Deixar a saúde para depois nunca é a melhor escolha, por isso médicos e especialistas recomendam a adoção de hábitos saudáveis desde cedo.

Embora dar início a prática de exercícios e comer bem desde os primeiros anos de vida garantem qualidade de vida no futuro, nunca é tarde para mudar de hábitos e cuidar do corpo. 

Segundo a médica Marcia Simões, não existe uma idade limite para a adoção de um estilo de vida saudável, mas com o passar do tempo nosso corpo tende a sentir mais dificuldade de reverter problemas advindos de hábitos ruins

"Após os 30 anos, se começa a observar uma diminuição na massa muscular, na velocidade do metabolismo e um aumento da gordura corporal. Mas independente da idade, a atividade física sempre é benéfica, a não ser que a pessoa possua alguma restrição médica", destacou a doutora. 

Marcia contou que alguns estudos demostram que um adulto perde em média 200g de músculo por ano e ganha 600g de gordura corporal quando não abusa da comida, com isso passamos a não poder comer mais o que comíamos antes, ou comer a mesma quantidade e ainda sim sofrer aumento do peso. 

"Nesse momento, reduzir o consumo dos alimentos e iniciar uma atividade física é fundamental para driblar a fisiologia, permanecer saudável e com o corpo que você deseja”, orientou.

Ela recomendou algumas práticas fora do convencional para que um adulto abandone o sedentarismo: “Uma excelente escolha para quem não gosta da tradicional musculação são as artes marciais, são aulas que duram em média 1h, tem frequência de 2 a 5x por semana e queimam muitas calorias em média 600 a até 1000 calorias por aula, um excelente exercício para quem deseja perder aqueles quilinhos a mais adquiridos com o passar do tempo, além de serem atividades extremamente prazerosas e que liberam no nosso organismo grande quantidade de endorfinas que nos trazem relaxamento e diminuem o stress" .
 

Último acesso: 30 Nov 2020 - 01:10:15 (1043252).