Você conhece alguém que já passou dos 100 anos de idade? No caso de dona Deolira Gliceria Pedro da Silva, ela não somente ultrapassou o centenário, como também pode receber o título de pessoa mais velha do mundo. Nascida em 10 de março de 1905, na cidade de Porciúncula, no Noroeste do estado do Rio de Janeiro, a senhora acumula 118 anos.
Dona Deolira é 2 anos mais velha que a senhora considerada pelo Guinness World Records como a mais velha do mundo, a espanhola Maria Branyas Morera, que completou no mês de março seus 116 anos. Seu título, porém, é recente. Maria foi reconhecida pela organização após a morte da francesa Irmã André, aos 118 anos, em janeiro de 2022.
Geriatra conta segredo de Deolira para chegar aos 118 anos
Em entrevista à Inter TV, veículo do Norte Fluminense, o Geriatria e Psiquiatria Dr. Juair de Abreu Pereira, médico que atende dona Deolira, falou um pouco sobre a condição longeva da senhora. Para ele, são três pontos que ajudaram Deolira a chegar aos 118 anos.
“Ela soube lidar com o estresse do dia a dia; soube ter diariamente ao longo da vida uma alimentação saudável; soube preservar o cognitivo, a memória mediante uma boa qualidade de sono e, acima de tudo, é uma mulher de fé em Deus”, diz Dr. Juair.
Dona Deolira mora há 6 meses em Itaperuna, 40 km de sua cidade natal, onde é assistida pela família. É a única viva de três irmãs. Teve sete filhos. Deles, quatro faleceram. Para além dos incontáveis netos – que a família considera impossível de calcular, possui 40 bisnetos e 15 tataranetos.
A alegria de viver é uma das mais marcantes características de Dona Deolira, não atoa, suas músicas preferidas são as marchinhas de Carnaval. Religiosa, ela também está sempre rezando o Pai-Nosso e a Ave-Maria