Agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa capturou recentemente uma imagem do sol, estrela central do Sistema Solar, em que o astro aparece “sorrindo”, como descreveu o órgão americano em suas redes sociais. A imagem foi divulgada no perfil “NASA Sun, Space & Scream”, que se dedica às publicações referentes ao sol, no Twitter, nesta quarta-feira, 26.
Nasa captura imagem de sol “sorrindo”
Como podemos ler em publicação, a Nasa comentou sobre a fotografia capturada pela NASA’s Solar Dynamics Observatory e escreveu sobre as manchas da imagem icônica que se assemelham aos olhos e boca do que seria a representação de um rosto.
A NASA’s Solar Dynamics Observatory, ou Observatório de Dinâmica Solar da NASA, traduzindo para o português, é um braço da agência espacial americana, em atividade desde 2010, que se debruça em estudar a atividade solar, medindo o interior do astro, sua a atmosfera, seu campo magnético e sua produção energética, além de analisar a direta influência do sol na vida na Terra.
“Essas manchas escuras no sol, que são identificadas com luz ultravioleta, são conhecidas como buracos coronários [em formato de coroa], e são regiões onde o vento solar sai com força para o espaço”, diz a agência estadunidense em comunicado.
Em matéria publicada pelo jornal britânico The Guardian, pesquisadores confirmaram que os buracos escuros que representam os olhos e boca podem indicar uma tempestade solar. Quando isso ocorre, os polos Norte e Sul recebem maior quantidade de luz.
Confira a publicação:
Say cheese!
Today, NASA’s Solar Dynamics Observatory caught the Sun “smiling.” Seen in ultraviolet light, these dark patches on the Sun are known as coronal holes and are regions where fast solar wind gushes out into space. pic.twitter.com/hVRXaN7Z31
— NASA Sun, Space & Scream (@NASASun) October 26, 2022