bem-estar   / Largue este vício!

Não consegue viver sem o descongestionante nasal? Confira dica SIMPLES para desmamar desse remédio

Os descongestionantes nasais ainda são responsáveis por causar o que conhecemos como 'efeito rebote nasal'; entenda

Bons Fluidos Publicado quarta 14 julho, 2021

Os descongestionantes nasais ainda são responsáveis por causar o que conhecemos como 'efeito rebote nasal'; entenda
Não consegue viver sem o descongestionante nasal? Confira dica SIMPLES para desmamar desse remédio - Freepik

Quem tem gripes recorrentes, sofre de rinite ou mesmo sinusite, sabe o verdadeiro transtorno que é não conseguir respirar corretamente pelo nariz -- que vive entupido -- e precisar apelar para a inspiração e expiração bucal.

Para além do incômodo em si, respirar pelo nariz é, sim, necessário e importante para o organismo humano, uma vez que este órgão do sistema respiratório é responsável por aquecer, umidificar e filtrar o ar -- através dos pelos -- que chegará até os pulmões.

Uma das saídas mais práticas, rápidas e acessíveis para acabar com o nariz entupido consiste nos descongestionantes nasais. Algumas gotinhas do remédio e pronto! Seu nariz parecerá novinho em folha! Mas e quando o efeito do descongestionante passa? O que ocorre?

+++ Fala rápido demais? Atropela as palavras? Pode ser sinal de taquifemia; saiba o que é!

+++ UFRJ desenvolve teste que detecta a Covid-19 em menos de uma hora custando R$ 30

Os descongestionantes nasais são responsáveis causar uma alteração na estrutura da mucosa do nariz, ocasionando o que conhecemos como efeito rebote nasal. Ou seja, quando a eficácia do remédio acabar e o nariz entupir novamente, o usuário terá uma piora, recorrerá ao uso do remédio novamente e provocará um aumento da obstrução nasal.

Como fazer o desmame dos descongestionantes nasais?

O primeiro passo consiste em se livrar de todos os frascos de descongestionante que você tiver em casa e manter apenas um consigo.

O soro fisiológico será nossa solução! Quando seu -- único -- descongestionante nasal chegar na metade, abra o frasco e complete-o com soro fisiológico. Ou seja, dentro do potinho, você terá metade de descongestionante e metade de soro.

Quando seu remédio chegar na metade novamente, abra o frasco e preencha com mais soro. Agora, você terá duas partes de soro para uma de descongestionante. Repita esse processo mais duas, três, quatro vezes.

É importante também sempre manter as lavagens nasais com soro diariamente.

Último acesso: 23 Jan 2022 - 17:41:34 (1045345).