Memória fraca a baixa sensibilidade nas mãos: 7 sinais que indicam carência de vitamina B12

Entenda como a falta de vitamina B12 afeta a sua saúde física e mental e como aumentar os níveis no organismo

Bons Fluidos Publicado segunda 11 outubro, 2021

Entenda como a falta de vitamina B12 afeta a sua saúde física e mental e como aumentar os níveis no organismo
Veja os sinais que indicam baixa vitamina B12 no organismo - Freepik/ rowpix

A vitamina B12 é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. Ela tem papel fundamental na manutenção de várias funções do corpo e por isso deve ser consumida por todos, sem exceções. 

Esta vitamina é encontrada principalmente em alimentos de origem animal e pessoas adeptas de dietas veganas ou vegetarianas devem buscar a suplementação como alternativa para obter a vitamina B12. 

+++ Mask Mouth: saiba como evitar problemas nos dentes e mau hálito devido ao uso de máscaras

A carência deste nutriente pode provocar uma série de problemas físicos e psiquiátricos. Um relatório de caso do Massachusetts General Hospital, afiliado a Harvard, publicado no New England Journal of Medicine avaliou o caso de um homem de 62 anos que, ao longo de dois meses, desenvolveu dormência e sensação de "alfinetes e agulhas" nas mãos, teve dificuldade para andar, sentiu fortes dores nas articulações, começou a amarelar e ficou progressivamente sem ar. 

Depois de investigar as causas do problema, os médicos descobriram que o homem estava com uma carência de vitamina B12 no organismo. O relatório também destacou que caso a falta desta vitamina tornasse mais severa, o paciente poderia desenvolver depressão profunda, paranóia e delírios, perda de memória, incontinência, perda de paladar e olfato e muito mais.

A falta de vitamina B12 pode ser descoberta por meio de exames e ela pode manifestar uma série de sintomas, que no início parecem imperceptíveis, mas que se não forem tratados podem ser irreversíveis. Veja abaixo 7 sinais que indicam falta de vitamina B12:

+++ Noz-pecã e colesterol: estudo revela que dieta rica na oleaginosa pode reduzir risco de doenças cardiovasculares

1. Fadiga

2. Formigamento nas mãos e pernas

3. Dores articulares

4. Distúrbios do sono

5. Depressão

6. Redução da concentração

7. Memória fraca

Último acesso: 20 Oct 2021 - 12:39:27 (1045831).