Meditação e emoções: controle a raiva e pensamentos tóxicos

Despedir-se de sentimentos negativos é fundamental para o bem-estar. A meditação atua como uma aliada poderosa nesse processo

Meditação
Meditação para eliminar sentimentos ruins – Prasanth Inturi no Pexels

Meditação é palavra de ordem nos dias atuais. A prática conquistou diversos públicos e já provou que seus benefícios são muitos para a saúde emocional e mental. Em um mundo cada vez mais acelerado, encontrar momentos de tranquilidade pode ser um desafio. Porém, hoje já se sabe da importância de manter o equilíbrio interno. Assim, a prática regular da meditação auxilia na gestão do estresse e na eliminação de emoções negativas. Assim, em meio ao caos, é possível ter um estado de paz interior.

Publicidade

O princípio aiurvédico sugere que a vida é um ciclo de absorção, digestão e eliminação, aplicável também às emoções. Assim, despedir-se de sentimentos negativos é fundamental para o bem-estar. A meditação atua como uma aliada poderosa nesse processo, ajudando a acalmar a mente e a evitar que impressões negativas se instalem.

Meditação e pensamentos tóxicos

O relaxamento é a chave para liberar pensamentos e sentimentos indesejados. Quando a mente está tranquila, é mais fácil abrir espaço para emoções positivas. A prática da meditação permite que a mente se aquiete, criando uma janela por onde as emoções negativas podem ser liberadas. A raiva, por exemplo, é uma das emoções mais prejudiciais. Para combatê-la, é necessário deslocar o foco para pensamentos positivos.

Além da meditação, outras práticas podem auxiliar na gestão das emoções, como o simples fato de observar o sol. Ele é o centro do nosso sistema solar. Por isso, simboliza equilíbrio e centralidade. Visualizar sua luz percorrendo o corpo pode trazer uma sensação de calma e renovação. Além disso, abrir a janela e contemplar o astro rei pode ser uma forma de se conectar com a natureza e encontrar serenidade. Que tal experimentar?

Editora-chefe das marcas Bons Fluidos, SportBuzz e Perfil Brasil. Acredita na Lei do Retorno e na (lenta) evolução do ser humano para um mundo melhor.