bem-estar   / Alimentação saudável

Mais rica fonte vegetal de ômega 3, semente de linhaça, precisa ser consumida corretamente; veja como

O intestino humano não consegue digerir as sementes inteiras com casca deste superalimento

Bons Fluidos Publicado quinta 21 janeiro, 2021

O intestino humano não consegue digerir as sementes inteiras com casca deste superalimento
A semente de linhaça é um alimento funcional rico em nutrientes - Pexels

A semente de linhaça, tanto a dourada quanto a marrom, oferece inúmeros benefícios à saúde e é considerada pela comunidade de nutrição como a mais rica fonte vegetal de ômega 3. 

Esta semente esta ganhando a fama de "superalimento" à medida que mais pesquisas científicas apontam para seus benefícios à saúde, no entanto, a linhaça já é uma velha conhecida dos povos antigos, que consumiam este alimento devido suas propriedades medicinais. 

Segundo conta a história, Carlos, o Grande, ordenou que seus súditos comessem sementes de linhaça para sua saúde -- não é à toa que o nome científico Linum usitatissimum significa "o mais útil".

Os nutrientes presentes na semente ajudam a retardar o envelhecimento precoce, prevenindo o organismo de doenças como câncer e problemas cardíacos. Além das sementes, o óleo extraído da linhaça também é rico em ômega 3, ômega 6 e ômega 9. 

Apenas uma colher de linhaça fornece uma boa quantidade de proteínas, fibras e ácidos graxos ômega 3, além de ser uma fonte rica em algumas vitaminas e minerais, no entanto, ela precisa ser consumida do jeito certo para que o organismo aproveite todos estes nutrientes. 

COMO CONSUMIR

Para aproveitar os benefícios desde alimento funcional é importante se atentar a alguns detalhes que fazem a diferença no aproveitamento dos nutrientes. Isso porquê o nosso intestino não consegue digerir as sementes inteiras com casca. 

Recomenda-se antes de consumir a linhaça, triturar as sementes em um liquidificador ou processador de alimentos até obter uma farinha. Este processo simples é importante para que o seu corpo usufrua dos nutrientes presentes na semente. 

É possível consumir a linhaça triturada em diferentes receitas como pães, saladas ou acrescentadas em sucos e iogurtes. 
 

Último acesso: 06 Mar 2021 - 14:37:57 (1044210).