bem-estar   / Jornada de Trabalho

Islândia experimenta semana de 4 dias e registra melhora do rendimento de trabalhadores

País constatou que sistema de quatro dias de trabalho melhora o bem-estar e não diminui a produtividade dos funcionários

Bons Fluidos Publicado quinta 8 julho, 2021

País constatou que sistema de quatro dias de trabalho melhora o bem-estar e não diminui a produtividade dos funcionários
Isândia testa novo sistema de jornada de trabalho que beneficie o empregado - Pexels/ Natã Romualdo

Além de exibir um índice de desenvolvimento humano invejável e sempre liderar rankings de melhores países para se viver, a Islândia está perto de dar um passo para realizar o sonho de trabalhadores de países de todo o mundo: a adoção de uma jornada de trabalho de quatro dias. 

Mais de 2.500 funcionários de 100 empresas no país nórdico estão participando de testes apoiados pelo governo para verificar a eficiência dos trabalhadores caso eles trabalhem apenas quatro dias da semana e não cinco ou seis dias, como é para a maioria dos trabalhadores atualmente. 

+++ 14 descendentes vivos de Leonardo da Vinci são descobertos após pesquisa de árvore genealógica

Os resultados preliminares do experimento tem causado ânimo entre empregados e empregadores, isso porquê, foi notada uma melhora considerável no bem-estar e a produtividade dos funcionários que tiveram a jornada de trabalho reduzidas. 

De acordo com a Autonomy (grupo de estudo sobre o futuro do trabalho do Reino Unido) e a Associação Islandesa de Sustentabilidade e Democracia, não houve real perda da produtividade dos funcionários com a semana de trabalho reduzida de 40 para 35 horas sem redução salarial.

+++ Pedra da prosperidade: cientistas descobrem ouro em Pirita, mineral chamado de 'ouro de tolo'

Para otimizar o tempo de trabalho que foi reduzido, empresas propuseram a redução no tempo de reuniões e melhorias na comunicação dos departamentos. Com o novo modelo de trabalho, funcionários alegaram se sentir menos estressados e mais satisfeitos com seu trabalho. 

 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 17:33:34 (1045306).