Inspire, expire e fortaleça os músculos; veja 3 exercícios de respiração para queimar as gorduras abdominais

Além de benefícios como o relaxamento e a concentração, a respiração controlada auxilia no processo de modelagem do corpo

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado segunda 22 junho, 2020

Além de benefícios como o relaxamento e a concentração, a respiração controlada auxilia no processo de modelagem do corpo
Inspire, expire e fortaleça os músculos; veja 3 exercícios de respiração para queimar as gorduras abdominais - Freepik

Sabemos que o controle da respiração durante exercícios focados traz benefícios diversos ao corpo humano, como a sensação de relaxamento e um maior poder de concentração. Porém, as vantagens vão muito além disso, uma vez que conseguimos fortalecer a região abdominal do corpo simplesmente respirando.

Atividades físicas e uma alimentação saudável não devem ser dispensados, mas agregar os exercícios de respiração a sua rotina irá potencializar os resultados. Veja alguns exemplos de exercícios fáceis de reproduzir.

RESPIRAÇÃO BHASTRIKA PRANAYAMA

Primeiramente, sente-se no chão, de preferência num colchonete ou tapete, mantenha sua coluna e pescoço retos, as mãos sobre os joelhos e os olhos fechados. Comece a inspirar e a expirar com força, profundamente. Lembre-se que a quantidade de ar que entra deve ser a mesma ao sair. Durante o exercício, vá acelerando o ritmo da respiração, mantendo-a profunda. A inspiração e a expiração devem durar aproximadamente 1 segundo cada. Faça esse exercício durante 5 minutos.

RESPIRAÇÃO DO ESTÔMAGO VAZIO

Para esse exercício, deite-de costas com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Inspire todo o ar que puder, e então expire todo o ar esvaziando o estômago. Durante este processo, faça com que ele se aproxime da coluna, mantendo a barriga 'negativa', de maneira forçada. Permaneça nessa posição por 15 segundos. Tente respirar normalmente, inspirando pelo nariz e soltando pela boca, enquanto prende a barriga dessa maneira. Por fim, solte o ar e volte sua barriga à posição natural. Repita esse processo quantas vezes quiser. Este exercício tem como objetivo fortalecer os músculos abdominais internos.

 RESPIRAÇÃO UDDIYANA BANDHA - FECHAMENTO ABDOMINAL

De pé, mantenha seus pés na altura dos ombros, e as mãos apoiadas nos joelhos levemente dobrados. Ou seja, você irá inclinar seu corpo para frente. Este exercício se assemelha ao anterior, pois nesta posição, nós iremos inspirar enchendo o peito e, ao expirar, deixaremos praticamente todo o ar sair, e assim, vamos 'puxar' nossa barriga, como se nosso umbigo se aproximasse da coluna. Permaneça nessa posição 'sem respirar' até você sinta um leve desconforto, não ultrapassando seu limite. Repita o processo no mínimo, 5 vezes.

Último acesso: 07 Jul 2020 - 12:03:10 (1042940).