Publicidade
Conheça 5 técnicas de respiração para relaxar seu corpo e mente – PxHere

Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, o isolamento social é uma das medidas sugeridas pelos órgãos de saúde para que possamos frear a disseminação da doença no país. Consequentemente, a distância do trabalho, dos familiares e amigos, o confinamento, o ócio e a solidão podem trazer sérias consequências ao nosso organismo, como o estresse e a ansiedade.

Publicidade

A boa notícia é que, para isso, há uma solução prática e eficiente: a respiração! Sabemos que esse ato pode parecer simplesmente mecânico e involuntário, mas quando feito de maneira correta, é capaz de trazer ao corpo e mente benefícios como a calma e a concentração.

Confira 5 técnicas de respiração que poderão te ajudar durante a quarentena:

1 – Respiração abdominal

A respiração abdominal consiste em respirar profunda e lentamente, focando e observando a movimentação de seu abdômen. Naturalmente, seu diafragma irá fazer com que seus órgãos abdominais sejam projetados para frente, sem que haja força envolvida no processo. Não insista em expandir e contrair o abdômen voluntariamente. 

Publicidade

Outra dica importante: antes de dormir, se a ansiedade estiver impedindo seu sono, com as luzes apagadas, coloque as mãos sobre sua barriga e conte enquanto pratica a respiração abdominal, criando assim um ritmo. Conte a até quatro durante a inspiração, e repita a contagem durante a expiração.

2 – Respiração quadrada

A técnica consiste em formar o que chamamos de ‘quadrado respiratório’. Ou seja, a cada inspiração e expiração, existe uma pausa que deve respeitar o tempo das ações que antecedem. Primeiro, inspire profundamente contando até quatro, em seguida, segure o ar em seus pulmões e repita a contagem. Expire lentamente por mais quatro segundos. Por último, mantenha os pulmões ‘vazios’ pelo mesmo período. Repita o clico. Você pode variar esse tempo, aumentando-o, mas sempre mantendo o mesmo durante as quatro etapas.

Publicidade

3 – Respiração alongada.

É comprovado cientificamente que a expiração é a responsável por controlar nossa capacidade de relaxamento. Por isso, na respiração alongada, nós dobramos o período de expiração em relação à inspiração. Isso fará com que você precise controlar ainda mais sua respiração. A técnica pode ser inclusa na respiração quadrada, aumentando o grau de dificuldade do exercício. Inspire por quatro segundos, mantenha o ar preso nos pulmões pelo mesmo tempo. Expire contando o dobro de segundos, no caso, oito. Mantenha os pulmões vazios e conta mais quatro. Repita o processo.

4 – Flexão de tronco

Publicidade

Para executar esta técnica, sente-se numa cadeira e jogue seu tronco para frente, de maneira que ele permaneça apoiado em suas coxas. Se preferir, apoie uma almofada entre um e outro. Os braços e a cabeça devem ficar soltos em direção ao chão. Uma vez nesta posição, como o abdômen está sendo comprimido pela parte superior de suas pernas, o movimento respiratório é levado para as costas. Fique nessa posição por alguns segundos ou até mesmo minutos e suba com cautela, alinhando primeiro a lombar, seguida das vértebras da coluna e, por último, a cabeça.

5 – Respiração das narinas alternadas

Esta técnica, também conhecida como Nadi Shodhan Pranayama, é uma ótima medida para quem quer, além de relaxar, liberar a tensão acumulada e a fadiga. O indicado é que você se sente numa posição confortável. Com o dedo indicador, tape a narina esquerda durante a inspiração e feche a direita durante a expiração. Após cada expiração, se lembre de inspirar pela mesma narina que você expirou. Repita o clico.

Publicidade