bem-estar   / Astronomia

Imagens captadas por sonda da Nasa confirmam que havia um lago em Marte

O robô Perserverance, enviado para Marte no início do ano, fez fotos do planeta que confirmam que cratera Jezero era um lago

Bons Fluidos Publicado segunda 11 outubro, 2021

O robô Perserverance, enviado para Marte no início do ano, fez fotos do planeta que confirmam que cratera Jezero era um lago
Imagens feitas por sonda em cratera em Marte comprova a existência de um lago - Divulgação/ NASA

Imagens feitas pela sonda Perseverance, que está em marte desde o início deste ano, apontam para a existência de um lago na cratera de Jazero.

Em um artigo publicado nesta quinta-feira, 07, a NASA (Agência Espacial Norte Americana) detalhou o ciclo hidrológico do local onde existiu um lago há 3,7 milhões de anos.

+++ Saiba o que a sonda 'Perseverance' registrou em uma semana em Marte

As fotos feitas pelo robô da NASA revelam que há bilhões de anos, Marte podia suportar o fluxo de água em sua superfície devido à atmosfera suficientemente espessa. Acredita-se que neste período o delta Jezero, que agora está seco, foi inundado. 

Para chegar nesta conclusão, astrônomos e cientistas basearam-se nas imagens detalhadas das rochas que se formaram na cratera. Os sedimentos teriam sido formados por conta do acúmulo na foz de um antigo rio. 

+++ Sonda faz pouso com sucesso em marte e NASA divulga imagens; veja fotos do planeta vermelho

O próximo passo é colher amostras de rochas e sedimentos e trazê-las de volta para a Terra para verificar se os compostos orgânicos podem comprovar a existência de vida microbiana lá e como o lago secou.

"Esta é a observação chave que nos permite confirmar de uma vez por todas a presença de um lago e de um delta do rio em Jezero", disse Nicolas Mangold, autor principal do artigo e cientista do Laboratório de Planetologia e Geodinâmica localizado em Nantes, na França.

 

Último acesso: 20 Oct 2021 - 12:55:26 (1045834).