Alex Miranda Gomes, de 12 anos, teve, finalmente, um motivo muito bom para comemorar nesta terça-feira, 2.
Após ficar internado por 9 anos no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas, ele, que era o paciente mais antigo da unidade, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), recebeu alta e conseguiu ir para casa.
Tudo aconteceu, porque a família recebeu equipamentos hospitalares, parte do programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, e, além disso, o jovem ainda receberá visitas semanais de profissionais da saúde, como médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, assistente social, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
“É importante que esses pacientes crônicos possam estar em suas casas, no aconchego do seu lar e levando uma vida mais segura, sem o risco de uma infecção hospitalar e outras complicações”, diz o pediatra do Icam, Carlos Queiroz.
Alex é portador de uma miocardiopatia e tem sequelas de dois acidentes vasculares hemorrágicos. A doença causa alterações no músculo cardíaco, mas após muitos cuidados, ele teve o quadro clínico estabilizado.
A saída do hospital foi emocionante, repleta de aplausos e comemorações da equipe que cuidou deles nos últimos anos. À Secretaria de Saúde, a mãe, Silvane Miranda, também celebrou: “Eu nunca perdi a esperança de que ele voltaria para casa, que um dia ele ia sair, e esse dia chegou”.