Publicidade

Gosta de pimenta? Especialista explica como ela pode ser eficiente quando usada como analgésico natural

Além disso, ela ajuda a proteger os pulmões e apresenta uma altíssima quantidade de vitamina C

Gosta de pimenta? Especialista explica como ela pode ser eficiente quando usada como analgésico natural – Foto de Artem Beliaik no Pexels

Você é de qual time? Dos que gosta de muita pimenta, pouca pimenta ou nada de pimenta?

Publicidade

Um dos benefícios deste fruto, servido muitas vezes como condimento, é, nada mais nada menos, do que auxiliar a controlar a enxaqueca. Se você sofre com fortes e constantes dores de cabeça, saiba que a pimenta estimula a produção de endorfina, o hormônio capaz de ajudar a combater às dores.

+ VEJA: Receita fácil e inusitada! Veja como preparar um bolo delicioso de abobrinha com chocolate da Ana Maria Braga

Mas você deve estar se perguntando qual tipo de pimenta tem essa função. E a resposta é: todos! Todos os tipos de pimenta apresentam essa característica analgésica, incluindo os pimentões verde e vermelho. Porém, até onde se sabe, é a caiena a popularmente conhecida por liberar mais endorfina.

Para a revista Viva Saúde, a naturopata Thais Sampaio explicou que a pimenta tem um composto ativo conhecido como capsaicina, substância ligada às fibras nervosas que transmitem dor e eventualmente calor. Para a revista, ela declarou: “Quando a pimenta é ingerida, a capsaicina ativa receptores na língua e ajuda o cérebro a produzir mais endorfina, que é o hormônio que tem ação analgésica”.

Publicidade

+ VEJA: Alivia sinusite, enjoos e diminui os gases; veja os benefícios do chá da casca da mexerica, segundo médico chinês

Por isso, fica a dica! Se você sofre com enxaquecas, o ideal é consumir diariamente nos alimentos o equivalente a uma colher de chá de pimenta caiena. Lembrando que esta medida deve ser dividida entre as preparações no decorrer do dia.

Vale lembrar que, além de analgésica, a pimenta ainda apresenta propriedades que ajudam a proteger os pulmões e ainda uma quantidade de vitamina C seis vezes maior do que uma laranja.

Publicidade