Flor poderosa: conheça 5 benefícios do chá de hibisco e saiba se ele emagrece

O chá com esta flor oferece propriedades muito benéficas à saúde

Bons Fluidos Publicado quarta 15 abril, 2020

O chá com esta flor oferece propriedades muito benéficas à saúde
O chá de hibisco pode contribuir para a perda de peso e evitar problemas de saúde - Pixabay

O chá de hibisco virou um queridinho das famosas nos últimos anos, mas povos antigos da Índia e Malasia já preparavam essa infusão medicinal séculos atrás. 

Este chá vermelhinho utiliza pedaços da flor seca para o preparo, podendo ser tomado quente ou frio e possui sabor levemente amargo semelhante ao vinagre, por esse motivo muitas regiões do Brasil chamam essa planta de vinagreira. 

A flor de hibisco ou Hibiscus Saddariffa (nome científico), possui um aroma e aparência característica e inúmeros estudos científicos constataram que esta planta oferece diversos benefícios para a saúde, no entanto, vale ressaltar que pode ser contraindicado para algumas pessoas.  

Controla o colesterol

De acordo com um estudo publicado pelo Journal of Tradicional and Complementary Medicine, o hibisco colabora para o aumento do colesterol bom (HDL) e diminuição do colesterol ruim. 

Auxilia na perda de peso

O hibisco possui flavonoides e antocianinas que contribuem para a redução de células de gordura, auxiliando na perda de peso. No entanto, para ter resultados eficazes é fundamental aliar o consumo do chá com hábitos saudáveis. 

Evita o inchaço

O hibisco é rico em quercetina, propriedade com ação diurética que evita a retenção de líquido.

Diminui a pressão arterial

As antitoxinas presentes no chá de hibisco possuem efeito anti-hipertensivo e consequentemente evitam problemas cardiovasculares. 

Evita infecções

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o chá de hibisco possui fitoquimicos antibacterianos que podem auxiliar na prevenção e tratamento de infecções causadas por bactérias. 

Último acesso: 12 Jul 2020 - 08:52:32 (1042562).