Pesquisadores da Austrália pulicaram um estudo na revista Diabetologia que afirma que a prática de exercícios à noite é mais efetiva que a realizada durante o dia.
E os responsáveis por isso são os ciclos do nosso relógio biológico interno, de acordo com os resultados. Estes, mostraram que nosso metabolismo funciona melhor quando as atividades físicas são realizadas mais tarde.
Dos 24 voluntários analisados, foi possível ter resultados mais positivos naqueles que seguiram esse ciclo noturno, já que eles queimaram mais gordura do que os que fizeram exercícios pela manhã.
Especialista explica: por que exercícios à noite são mais efetivos?
Tauan Gomes, educador físico, explica esse funcionamento do metabolismo que, consequentemente, gera os resultados positivos da pesquisa: “É por conta do impacto fisiológico causado pós treino noturno ao relógio biológico humano ou ritmo circadiano“, revela.
“Picos de hormônios serão liberados em nosso organismo em maior concentração já que justamente durante o sono é o momento em que o corpo produz as principais funções reparadoras. Isso acontece por conta da maior produção de melatonina e outros hormônios responsáveis pela restauração do tecido muscular e metabolismo”, diz.
Apesar disso, durante o estudo, foram somente avaliados voluntários homens sedentários e com excesso de peso. Eles também tiveram suas dietas controladas pelos pesquisadores. Esses fatores, portanto, podem interferir na conclusão da pesquisa como um todo.
Para mais informações, CLIQUE AQUI e acesse a matéria completa no site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.