bem-estar   / Medicinas Alternativas

Farmacêutico aponta 5 plantas medicinais que auxiliam no controle da insônia e ansiedade

Vinícius Bednarczuk reforçou o poder das plantas medicinais no tratamento de distúrbios provocados pelo estresse

Bons Fluidos Publicado segunda 31 agosto, 2020

Vinícius Bednarczuk reforçou o poder das plantas medicinais no tratamento de distúrbios provocados pelo estresse
Conheça as plantas medicinais ideais para o tratamento da ansiedade e insônia - Pexels

A rotina estressante e as multitarefas desenvolvidas no dia a dia podem desencadear distúrbios do sono e problemas relacionados a ansiedade. 

Segundo o farmacêutico e coordenador do curso de Farmácia e Práticas Integrativas e Complementares do Centro Universitário Internacional Uninter, Vinícius Bednarczuk de Oliveira, as plantas medicinais são recursos naturais capazes de auxiliar no tratamento da ansiedade e insônia. 

Utilizados por povos antigos, as plantas medicinais foram e continuam sendo importantes no tratamento e prevenção de doenças por conta de suas propriedades terapêuticas. A tradição e o conhecimento passados de pai para filho durante milhares de anos permanecem vivos e tiveram sua eficácia comprovada pela ciência milhares de anos depois. 

+ VEJA TAMBÉM: Pressão alta? Saiba quais chás são recomendados neste caso

Embora as plantas medicinais sejam elementos naturais e comumente recomendados por médicos e especialistas, o farmacêutico reforçou que essas plantas não são isentas de toxicidade e muitas delas, se mal utilizadas, podem trazer problemas graves à saúde. 

Ele reforçou que as plantas medicinais oferecem benefícios para transtornos como ansiedade e insônia, e listou 5 plantas que se utilizadas corretamente na forma de chá, colaboram com os sintomas causados pelo stress:

Camomila, uma das plantas mais conhecidas e mais utilizadas na rotina, possui ação sobre a ansiedade e pode colaborar com a insônia, além de ajudar no sistema digestivo. Recomenda-se 2 colheres de chá da flor seca em 250 ml de água, de 3 a 4 vezes durante o dia para ansiedade.

Capim limão ou Capim Santo é uma planta com aroma bem característico, e sua utilização na forma de chá, além de muito saborosa pode reduzir a ansiedade e colaborar com a insônia, recomenda-se utilizar até 4 vezes ao dia.

Maçã é uma fruta muita apetitosa, quando seca pode auxiliar nos transtornos da ansiedade, colaborando com a saciedade, ou seja, diminuído a vontade de comer.

Maracujá ou Passiflora, conhecida principalmente pelo seu suco, os benefícios terapêuticos do maracujá são provenientes das folhas, para uso nos sintomas de ansiedade e insônia recomenda-se 1 a 2 gramas até 4 vezes ao dia.

Melissa é uma planta medicinal que além de ter efeito relaxante, colabora com os sintomas da ansiedade e insônia. Recomenda-se 1 colher de chá das folhas secas em 250 ml de água.
 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 18:08:15 (1043336).