bem-estar   / Lugares arborizados

Estudo indica que viver em bairros arborizados diminui o risco de doenças cardiovasculares

Optar por morar em lugares com mais árvores ajuda a evitar problemas de coração; é o que diz um trabalho apresentado na Sociedade Europeia de Cardiologia

Bons Fluidos Publicado terça 23 novembro, 2021

Optar por morar em lugares com mais árvores ajuda a evitar problemas de coração; é o que diz um trabalho apresentado na Sociedade Europeia de Cardiologia
Estudo indica que viver em bairros arborizados diminui o risco de doenças cardiovasculares - Freepik / @DCStudio

Neste ano, um congresso promovido pela Sociedade Europeia de Cardiologia reforçou a importância e os benefícios de se viver em bairros arborizados  A pesquisa corroborou que morar em lugares com muita incidência de árvores diminui os riscos de doenças cardiovasculares. 

Morar em lugares arborizados reduz o risco de doenças cardiovasculares 

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores fizeram a seguinte análise: mais de 200 mil moradores de Miami, nos Estados Unidos, participaram da pesquisa. As pessoas observadas moraram na mesma área entre 2011 e 2016. Os estudos acerca desses moradores buscaram obter a incidência de problemas de coração. 

+++ Poder milenar! Romã ajuda a clarear manchas da pele e é utilizada como fonte terapêutica desde os povos antigos

Para que o estudo fosse ainda mais preciso, essas pessoas foram divididas em grupos, tudo seguindo de acordo com a quantidade de vegetação em cada bairro de Miami. 

Após considerar as informações, os pesquisadores descobriram que os habitantes de lugares mais arborizados tiveram 16% menos incidência de problemas cardiovasculares. As pessoas que viviam em lugares que receberam investimentos para um maior plantio de árvores também foram privilegiadas: 15% menos risco de ter esses tipos de doenças. 

+++ Conheça a história emocionante de uma cadela que conseguiu ganhar próteses nas quatro patas

Em um comunicado, William Aitken, autor do estudo, diz serem diversos fatores que podem influenciar nesse resultado: “Suspeitamos que vários fatores podem ser responsáveis ​​por essas observações. Por exemplo, pessoas que vivem em áreas mais verdes podem fazer mais exercícios ao ar livre e podem se sentir menos estressadas por estarem cercadas pela natureza. Além disso, a vegetação pode fornecer alguma proteção contra a poluição do ar ou sonora. Esta é uma área para mais exploração.”

Último acesso: 29 Nov 2021 - 04:02:08 (1046134).