Publicidade

Estudo indica que ouvir esta música com frequência reduz em até 65% os sintomas da ansiedade; ouça

Os cientistas da instituição britânica Mindlab International foram os responsáveis pela pesquisa

Estudo indica que ouvir música com frequência reduz em até 65% os sintomas da ansiedade – Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

“A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia.”, já dizia o grande compositor alemão Ludwig van Beethoven.

Publicidade

A música, dentre seus vários estilos, é uma ferramenta poderosa, visivel e sensorialmente capaz de alterar nosso humor de acordo com o ritmo e letra que a compõem.

+ VEJA: Geriatra dá dicas para idosos driblarem a desidratação durante a estação mais quente do ano

Cientificamente falando, pesquisadores do Mindlab International, instituição britânica, concluíram a partir de um estudo feito com voluntários expostos à música “Weightless”, do grupo Marconi Union, que a mesma foi capaz de reduzir em até 65% os efeitos da ansiedade nos cobaias.

Não é atoa que o clipe desta obra do trio conte com aproximadamente 59 milhões de visualizações na plataforma online YouTube. Isso porquê “Weightless” foi produzida especialmente com a ajuda de terapeutas de som, responsáveis por proporcionar uma sensação de relaxamento do corpo e mente.

Publicidade

Mas, como esta música atua no organismo humano? De acordo com os especialistas, as harmonias e ritmos desta música ajudam a desacelerar a frequência cardíaca de quem a escuta, além de reduzir a pressão arterial e os níveis do hormônio do cortisol.

+ VEJA: Cochilar depois do almoço faz bem para a saúde? Especialista responde

A pesquisa se deu através de montagens de quebra-cabeças. Os diversos participantes que tentavam resolver o jogo foram expostos a diferentes tipos de música. Enquanto isso, os pesquisadores se ocuparam em medir a atividade cerebral, além de frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória, de cada um dos voluntários, que estavam sob pressão

Publicidade

Até agora, “Weightless” foi a música que mais surtiu efeitos anti-ansiedade, firmou Dr. David Lewis-Hodgson, da Mindlab International.