Estudo comprova que jogar videogame gera bem-estar e benefícios para a saúde mental

A pesquisa mostrou que, desde que consumido em tempo moderado, os jogos geraram diversos benefícios; veja quais

videogame
Estudo comprova que jogar videogame gera bem-estar e benefícios à saúde mental – Pexels/Gustavo Fring

Uma nova pesquisa conseguiu comprovar que, se jogado dentro de um período saudável, o videogame pode apresentar benefícios para aqueles que adoram aproveitar seu tempo livre se divertindo com as narrativas de diversos personagens. Os participantes, no total, foram quase 100 mil japoneses de 10 a 69 anos. Entenda mais:

Publicidade

O estudo

Apesar de ter sido feito na época da pandemia de Covid-19, e isso gerar algumas limitações, por ter sido um momento em que as pessoas estavam estressadas, um estudo do Japão descobriu diversos benefícios às pessoas que jogam videogame. Os níveis podem ter sido amplificados devido às circunstâncias, mas os pesquisadores descobriram que as horas passadas imersos nas histórias apresentaram melhora na saúde mental.

A publicação na revista científica Nature Human Behaviour mostrou que o bem-estar aumentou, porém, quando passou das três horas, os pontos positivos começaram a diminuir. Ademais, o tipo de console também gerou variações nos resultados. Por exemplo, adolescentes e mulheres tiveram menos vantagens ao jogar o Playstation 5, mas os jovens, com o Nintendo Switch, saíram mais privilegiados.

Além disso, os jogos serviram como forma de alívio do estresse, controle de humor, sensação de realização, escapismo em instantes necessários e mais ligações sociais, pois, quem jogava com amigos online ou conheciam pessoas através do videogame conseguiram se sentir um pouco menos sozinhos em um período de isolamento.

Loterias de console

Na época, o abastecimento de consoles também estava mais escasso. Então os varejistas fizeram uma espécie de loterias. Isso acabou resultando em um experimento natural, em que os estudiosos conseguiram comparar os efeitos de quem conseguiu adquirir o produto com quem ficou sem.

Publicidade

Das 8.200 pessoas que participaram, os que adquiriram o Nintendo Switch melhoraram sua saúde mental em 0,6 desvios de padrão. Os novos donos do Playstation 5 tiveram essa diferença em 0,12, e a satisfação com a vida aumentou em 0,23. Ou seja, conseguiram chegar à conclusão de que só ganhar o aparelho gerou melhorias substanciais no bem-estar psicológico.