Publicidade

Estressado com excesso de tarefas? Tempo livre demais também não faz bem, revela estudo

Tempo livre em excesso pode prejudicar o bem-estar, revelou estudo norte-americano

Estudo diz que o bem-estar é afetado quando passamos tempo demais sem nada para fazer – Unsplash/ Toa Heftiba

O que é mais deprimente, ficar sobrecarregado de tarefas ou não ter nada para fazer? Os mais ocupados tendem a responder que adorariam ficar sem fazer nada, no entanto, um estudo recente apresentou que o ócio em excesso é prejudicial para o bem-estar. 

Publicidade

Assim como ficar atarefado demais pode nos deixar estressados, não ter metas para cumprir, tarefas para desenvolver e tempo livre demais também pode diminuir o bem-estar e nos deixar deprimidos. 

+++ Por que homens são mais resistentes à terapia? Psicóloga elenca os motivos

Por mais prazeroso que seja ficar deitado em uma rede olhando para o nada, o excesso de tempo livre é ruim, segundo um estudo publicado no periódico científico Journal of Personality and Social Psychology.

Para chegar nesta conclusão, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, decidiram reavaliar outros dois estudos sobre a associação entre tempo livre e bem-estar. 

Publicidade

Os dois estudos avaliados tinham informações da rotina de mais de 34 mil pessoas. Um dos estudos também apresentava um relatório sobre o tempo livre dos voluntários e sua satisfação com a vida.

+++ Psicólogo passa orientações para não desistir de recuperar a saúde mental

O estudo concluiu que pessoas que tinham entre 2 a 5 horas livres por dia estavam mais felizes, no entanto, quando este tempo ultrapassava as 5 horas, os voluntários relatavam insatisfação com suas vidas. 

Publicidade