Entenda o que são as doenças crônicas não-transmissíveis, principal causa de mortes precoces no país

No próximo dia 23, acontecerá o 7° encontro do FórumDCNTs, onde painelistas irão debater sobre o assunto

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado sexta 9 outubro, 2020

No próximo dia 23, acontecerá o 7° encontro do FórumDCNTs, onde painelistas irão debater sobre o assunto
Entenda o que são as doenças crônicas não-transmissíveis, principal causa de mortes precoces no país - Pexels

Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são responsáveis por mais de 74% das causas de morte no Brasil. As doenças cardiovasculares e o AVC, o diabetes, os diferentes tipos de câncer, e as doenças respiratórias crônicas são as que apresentam maior prevalência no país.

São algumas causas que favorecem o seu desenvolvimento no organismo, como fatores genéticos, sexo e idade, além de hábitos e comportamentos de risco com inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas.

+ VEJA: Outubro Rosa: conheça os direitos das mulheres diagnosticadas com câncer de mama

Com a proposta de reunir lideranças dos setores públicos, privado e terceiro setor para o combate às DCNTs, acontece no próximo dia 23 de outubro, o 7° encontro do FórumDCNTs. Por conta da pandemia de Covid-19, este ano o evento acontece online e tem como pilares, com direito a sessão de grupos temáticos, as seguintes doenças crônicas e fatores de risco: Câncer, Diabetes, Doença Vascular, Obesidade e Saúde Mental.

Além de identificar prioridades atuais no combate das DCNTs e ajustes necessários para o enfrentamento eficaz, o FórumDCNTs tem entre os seus principais objetivos compartilhar conhecimento, criar oportunidades e facilitar a integração e a construção de soluções conjuntas, escaláveis e sustentáveis entre os seus membros; e alinhar as prioridades com a agenda 2030, especialmente as relacionadas à meta 3.4 e ao objetivo 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, buscando soluções que levem em conta os compromissos, as fortalezas e os desafios do país.

+ VEJA: Cinco chás para combater a ansiedade e trazer harmonia e tranquilidade nos dias difíceis

A programação contém três painéis que vão discutir os seguintes temas: as perspectivas internacionais sobre as prioridades atuais das DCNTs para alcançar o ODS 3.4; a Construção da Rede Nacional de Prevenção, Rastreio e Tratamento de Câncer de Colo do Útero; e a Sustentabilidade de Programas de DCNTs com Parceria do Governo ou Iniciativa Privada. Além dos painéis, haverá a reunião dos grupos temáticos e, no fim do evento, a apresentação do rascunho da Carta Aberta de Prioridades 2020.

O FórumDCNTs tem como público alvo convidados e influenciadores dos setores envolvidos, mas poderá ser acompanhado por jornalistas interessados em saber sobre as últimas informações sobre as doenças crônicas não transmissíveis.

Para acessar o site do evento, basta CLICAR AQUI.

Último acesso: 25 Oct 2020 - 04:37:04 (1043593).