bem-estar   / Alimento perigoso

Embutidos e cigarro; o que eles têm em comum? Entenda por que alimentos embutidos são um perigo

Entenda o que embutidos e o cigarro têm em comum e por que você deve passar longe destes alimentos

Bons Fluidos Publicado quinta 2 setembro, 2021

Entenda o que embutidos e o cigarro têm em comum e por que você deve passar longe destes alimentos
Entenda o perigo das carnes processadas e por que elas são associadas ao hábito de fumar - Pexels/ Nicolas Postiglioni

Você sabia que consumir alimentos embutidos é tão ruim quanto fumar? Presunto, salsichas, peito de peru e outros alimentos desta categoria estão ao lado dos cigarros como uma das principais causas de câncer, segundo a Organização Mundial da Saúde. 

De acordo com o relatório da Agência Internacional de Pesquisa do Câncer da OMS, existem evidências suficientes para classificar as carnes processadas como cancerígenas do grupo 1 devido a uma relação com o câncer de intestino.

Um estudo sobre carne processada descobriu que o risco de desenvolver câncer de intestino aumenta em 18% se você comer 50g destes alimentos todos os dias.

+++ Cream cheese caseiro leva apenas 3 ingredientes; veja como é simples de fazer

"Esta categoria é usada quando há evidência suficiente de carcinogenicidade em humanos. Em outras palavras, há evidências convincentes de que o agente causa câncer. A avaliação geralmente é baseada em estudos epidemiológicos que mostram o desenvolvimento de câncer em humanos expostos", explica a OMS em uma publicação no site oficial. 

De acordo com as estimativas mais recentes do Global Burden of Disease Project, uma organização de pesquisa acadêmica independente, cerca de 34.000 mil pessoas morrem por ano em todo o mundo devido ao consumo excessivo de carnes processadas.

+++ Da desnutrição à obesidade: o que levou a inversão dos problemas? 

Cientistas atribuem os malefícios da carne processada á adição de químicos extremamente nocivos à saúde. O processo de cura da carne (por exemplo, pela adição de nitratos ou nitritos) ou fumagem pode levar à formação de produtos químicos potencialmente cancerígenos (cancerígenos), como N-nitroso-compostos (NOC) e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH).
 

Último acesso: 20 Oct 2021 - 13:34:36 (1045656).