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Dores nas mãos e punhos? Confira 5 alongamentos simples para fazer diariamente e aliviar o incômodo

Além do aliviar, os exercícios previnem problemas como artrite ou tendinite

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado sexta 10 julho, 2020

Além do aliviar, os exercícios previnem problemas como artrite ou tendinite
Dores nas mãos e punhos? Confira 5 alongamentos simples para fazer diariamente e aliviar o incomodo - Freepik

O uso excessivo dos computadores, celulares e  tablets, é um dos grandes causadores das dores nos punhos e mãos nos dias atuais, concordam?

Recentemente, o portal Catraca Livre compartilhou uma série com 5 exercícios para aliviar ou até mesmo prevenir as dores nessas regiões. É importante lembrarmos que o devido cuidado com os punhos e mãos pode evitar problemas mais drásticos como artrite ou tendinite.

O sugerido é que essa série de exercícios seja praticada diariamente, ao acordar ou até mesmo após o expediente, por exemplo. Permaneça em cada uma das posições a seguir de 20 a 30 segundos. Confira:

1- EXTENSÃO DE PUNHO

Primeiramente, estenda seus dois braços para frente. Atente-se em ficar com os cotovelos esticados. Comece com a mão direita. Dobre o punho direito com os dedos direcionados para cima, com a palma da mão para frente. Com a mão esquerda, sobre seu punho e direcione seus dedos para baixo. Por fim, sobreponha seus dedos da mão esquerda sobre os da mão direita, e puxe os dedos, incluindo o polegar, em direção ao corpo. Repita o exercício invertendo o lado.

2- FLEXÃO DE PUNHO

Estenda o braço direito, o primeiro que será alongado, para frente, com os dedos apontados para o chão e o cotovelo reto. Pelo dorso da mão direita, puxe com os dedos da mão esquerda em direção ao corpo. Permaneça nessa posição pelo tempo sugerido e, em seguida, altere o lado.

3- PRECE

Já reparou como os povos orientais costumam se cumprimentar? A famosa posição do "Namastê" é ótima para alongarmos punhos e mãos. Para isso, una as palmas de suas mãos. Leve as mãos unidas em prece ao centro do peito. Faça uma pressão, empurrando suavemente uma contra a outra. Nesta posição, atente-se para manter seus ombros relaxados e seus antebraços retos.

4- PRECE INVERTIDA

Nesta posição, nós iremos inverter a posição das mãos. Ao invés de conectarmos as palmas das mãos em formato de prece na direção do peito para cima, nós iremos unir os dorsos e dedos das mãos, para baixo. Mantenha-se nessa posição, ainda em direção ao peito e com os antebraços retos, mas sem usar força.

5- ROTAÇÃO DE PUNHO

Por último, mas não menos importante, com os punhos cerrados, ou seja, com as mãos fechadas, faça movimentos circulares no sentido horário por 20 segundos, e logo em seguida, no sentido anti-horário, por mais 20 segundos. Fácil, não?

Último acesso: 09 Aug 2020 - 07:46:03 (1043047).