bem-estar   / Respire e relaxe!

Diminua o ritmo durante a noite; confira 3 tipos de meditação que irão te fazer dormir melhor

Esvaziar a mente e manter o controle da respiração são algumas das dicas fundamentais; confira

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado quarta 8 julho, 2020

Esvaziar a mente e manter o controle da respiração são algumas das dicas fundamentais; confira
Diminua o ritmo durante a noite; confira 3 tipos de meditação que irão te fazer dormir melhor - Freepik

A correria do dia a dia, o estresse da rotina, o uso excessivo dos aparelhos eletrônicos. Estes são apenas alguns dos motivos que prejudicam e muito a qualidade do nosso sono. Porém, existem alguns exercícios simples de meditação que poderão te ajudar e muito a relaxar durante a noite, esvaziando sua mente e descansando seu corpo.

São inúmeras as técnicas para isso. Hoje, a Bons Fluidos irá numerar três delas, que consideramos ser simples, fáceis de fazer e praticar, e comprovadamente eficazes! Confira:

Meditação Mindfulness (ou Atenção Plena)

Esta técnica de meditação consiste numa respiração profunda e consciente durante apenas 5 minutos. Desligue seus aparelhos eletrônicos alguns minutos antes de fazer o exercício. Deite na cama numa posição confortável, de preferência de barriga para cima, e feche seus olhos.

Durante um minuto, respire profundamente e vá direcionando sua atenção para cada parte do seu corpo, literalmente dos pés à cabeça. Relaxe seus pés, panturrilhas, canelas, joelhos... e assim por diante.

Volte sua atenção unicamente para a respiração. Feito isso, coloque uma mão no peito e a outra no abdômen. Inspire lentamente pelo nariz, contando até 5. Procure fazer com que a mão apoiada no peito continue imóvel e a mão da barriga suba um pouco. Este processo é conhecido como respiração abdominal. Segure a respiração por mais 5 segundo, e solte o ar pela boca, contando até 5 novamente.

Com o corpo relaxado, repita o processo por alguns minutos. É primordial que sua atenção esteja completamente voltada para sua respiração e para as mãos, principalmente a posicionada sobre a barriga. Todos temos problemas, mas este é um momento reservado para aliviar todas as suas tensões e limpar, pelo menos por um estante, a sua mente.

Contagem regressiva

Quando crianças, quem aí nunca ouviu dos pais que para pegar no sono, nós deveríamos contar carneirinhos? E eles estavam certos! A contagem é uma ótima maneira de fazer com que relaxemos nosso corpo e finalmente peguemos no sono.

O exercício funciona como uma meditação onde você é o próprio guia. Faça uma contagem progressiva ou regressiva, e vá visualizando os números enquanto os relaciona com alguma ação, como, por exemplo, respirar. Contar calmamente os números em sua mente pode eliminar o estresse e fazer com que você desvie os pensamentos opressores de sua mente.

Meditação guiada

Como dito, o uso excessivo os aparelhos eletrônicos durante o dia é um dos grandes vilões quando o assunto é dormir bem. Mas, a tecnologia também anda a nosso favor. As meditações guiadas disponíveis na internet podem ser ótimas saídas, principalmente para quem está iniciando no mundo das meditações e precisa de uma ajudinha externa para controlar a mente e o corpo.

Último acesso: 09 Aug 2020 - 08:25:50 (1043028).