Diga adeus aos zumbidos e picadas! Confira 5 opções de plantas que afastam mosquitos para cultivar em casa

A técnica natural ainda permite que você se aproxime da jardinagem e afaste os bichinhos do seu lar; algumas ainda podem ser usadas na cozinha

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado sexta 9 outubro, 2020

A técnica natural ainda permite que você se aproxime da jardinagem e afaste os bichinhos do seu lar; algumas ainda podem ser usadas na cozinha
Diga adeus aos zumbidos e picadas! Confira 5 opções de plantas que afastam mosquitos para cultivar em casa - Freepik / master1305

É no final setembro que presenciamos o começo da primavera no Hemisfério Sul, estação que se segue ao inverno e precede o verão, considerada por muitos a mais bonita do ano! É nítido que sua beleza está estreitamente ligada ao reflorescimento de diversas espécies de plantas, responsável por deixar os vasos, jardins, ruas, parques, campos, enfim, paisagens em geral mais vividas e coloridas.

+ VEJA: Agentes naturais! 4 ervas medicinais para tratar doenças no fígado

Porém, junto com o nascimento dessas maravilhas na natureza e o aumento da temperatura, precisamos lidar também com a chegada dos vários insetos, como mosquitos, pernilongos, abelhas e siriris, também chamados de "sararás", "bililuias" ou "aleluias".

Pensando nisso, iremos mostrar para vocês 5 tipos de plantas fáceis de serem cultivadas em casa e que, além de charmosas, servirão para afastar os indesejados bichinhos de dentro de sua residência. Se quiser, algumas ainda podem ser utilizadas na cozinha. Combo perfeito! Confira:

• SÁLVIA: tem um característico cheiro forte que chega, às vezes, a perturbar os próprios seres humanos. Porém, se você não se incomoda com este odor, esta espécie de planta é uma ótima opção para cultivar em casa. Necessita apenas de um solo regularmente úmido e sol durante o período da manhã ou final da tarde. Também pode ser usada na cozinha como tempero ou preparo de chás.

• CITRONELA: a citronela não poderia deixar de fazer parte da nossa listinha. Seu aroma é utilizado muitas vezes em essências de repelentes ou incessos feitos especificamente para eliminar os mosquitos. Porém, cultivar um vasinho com essa planta também é uma boa ideia. Para isso, um solo fértil e o contato diário com a luz do sol durante a manhã ou final da tarde bastam.

MANJERICÃO: além de ser um ótimo tempero para saladas ou pizzas, por exemplo, o manjericão, com seu cheiro característico, se torna uma ótima planta para afastar os mosquitos de dentro de casa. Se bem cuidado, seus ramos chegam a crescer exponencialmente.

+ VEJA: Que calor! Setembro foi considerado o mês mais quente da história, segundo meteorologistas europeus

ALECRIM: assim como o manjericão, o alecrim é um ótimo tempero, além de responsável por afastar os indesejados bichinhos. Ocupa pouco espaço e necessita de poucos cuidados para sobreviver. Para isso, basta evitar que sua plantinha entre em contato com o vento frequentemente e tenha seu solo bem drenado.

• CRISÂNTEMO: por fim, mas não menos importante, iremos falar de uma flor! Acredite se quiser: o crisântemo, por possuir um composto conhecido como piretrina, é uma das plantas mais poderosas contra os mosquitos, além de baratas, percevejos, pulgas, entre outros insetos. O ideal é que ela seja cultivada no calor e entre em contato com a luz direta do sol durante o período da manhã ou final da tarde.

Último acesso: 23 Jan 2022 - 19:18:21 (1043596).