Descubra três temperos para substituir o sal de cozinha

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, devemos consumir até cinco gramas do tempero por dia; a ingestão excessiva pode desencadear doenças crônicas

sal-de-cozinha
De acordo com a OMS, devemos consumir até cinco gramas de sal de cozinha por dia; a ingestão excessiva pode desencadear doenças crônicas – Pixabay/Mkupiec7

Para temperar a comida, costumamos recorrer ao sal de cozinha. Muitos ainda adicionam uma pitada a mais no prato. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, os brasileiros consumem, em média, 9,34 gramas do ingrediente por dia. A Organização Mundial de Saúde (OMS), no entanto, recomenda que a ingestão não ultrapasse de cinco gramas. Isso porque o consumo excessivo de sódio está ligado ao desenvolvimento de doenças crônicas, como a hipertensão arterial. Mas não se preocupe, pois existem substitutos que podem auxiliar à saúde e manter as refeições saborosas!

Publicidade

Três temperos para substituir o sal de cozinha

Muito utilizado nas cozinhas brasileiros, o alho funciona como um bom substituto. Isso porque, segundo um estudo publicado na revista Experimental and Therapeutic Medicine, ele não somente tempera, como atua contra a hipertensão. Além disso, por ser um ingrediente com o qual já estamos habituados, auxiliará na mudança alimentar. Especialistas também indicam apostar no suco de limão, que, além de se mostrar eficaz em casos de pressão alta, possui vitamina C e fibras. Esse tempero pode ser usado tanto em pratos salgados, quanto doces.

Outra possibilidade é a pimenta-do-reino. A especiaria apresenta antioxidantes e termogênicos, que proporcionam a queima de gordura e previnem contra doenças cardiovasculares. Ademais, os seus variados tipos, com propriedades anti-inflamatórias, ajudam a melhorar a imunidade e a saúde do cérebro.

Outras formas de evitar o consumo excessivo

Ademais, a fim de regular os níveis de sódio, profissionais apontam que também devemos controlar as visitas a restaurantes. “Nunca conseguiremos ter controle da quantidade de sal adicionado em uma refeição comprada em fast-foods ou delivery. Em casa, na preparação, uma dica é preferir temperos naturais para dar sabor à comida, como, por exemplo, cebola, salsinha, cebolinha, coentro ou outros de sua preferência”, explicou a médica nefrologista, especialista em Medicina Intensiva, Caroline Reigada, ao ‘Terra‘.