Publicidade

Descubra o real motivo das suas orelhas ficarem quentes e vermelhas de vez em quando

Alguém está falando mal de você ou se trata de um fenômeno natural?

Entenda por que suas orelhas ficam vermelhas e queimando – Unsplash/ Fabio Henning

Sua orelha começa a queimar e fica visivelmente avermelhada e a primeira coisa que você se pergunta é: “Será que alguém está falando mal de mim?”

Publicidade

Muitas pessoas já passaram pela experiência de sentir as orelhas queimarem e mudarem de cor sem nenhum motivo aparente. A justificativa mais comum associada a este fenômeno é um mito popular que defende que, quando as orelhas queimam e ficam vermelhas, é um indicativo de que alguém está falando mal de você. 

+++ O que acontece com o corpo humano durante o beijo na boca?

Origem da superstição

Os antigos romanos acreditavam que quando suas orelhas ardiam, era seu corpo alertando-os sobre um evento atual ou às vezes futuro. Dependia inteiramente de qual ouvido estava ardendo para saber se o que estava falando era de boa índole ou más intenções.

Publicidade

Se a orelha direita estava queimando, pode significar que coisas boas estão sendo comentadas. Já no ouvido esquerdo geralmente indica que há alguém falando mal de você uma conversa.

O real motivo das orelhas queimando

Orelhas vermelhas e com sensação de queimação podem indicar várias coisas, no entanto, não tem nenhuma relação com a superstição popular. Ela pode ser causada pela constante exposição ao sol e geralmente não está associada a nenhum problema grave de saúde. 

Publicidade

As orelhas queimando também podem indicar infecção de pele, infecção de ouvido, rubor, eczema ou uma reação alérgica. Quando ela surge repentinamente, pode se tratar de um fenômeno provocado pelas emoções. 

+++ Sintomas de paixão: 6 sinais físicos que o seu corpo dá quando está apaixonado

Assim como as bochechas ficam avermelhadas quando você sente vergonha, por exemplo, as orelhas também podem mudar de cor como uma resposta às emoções humanas. O motivo está relacionado ao aumento do fluxo sanguíneo na área. Algumas pessoas coram mais facilmente do que outras.

Publicidade

 

 

Publicidade