Depois de 20 minutos no ar, Covid-19 perde 90% da capacidade de infecção

Estudos feitos no Reino Unido chegaram à conclusão de quanto tempo o vírus da Covid-19 fica no ar

Bons Fluidos Publicado quarta 12 janeiro, 2022

Estudos feitos no Reino Unido chegaram à conclusão de quanto tempo o vírus da Covid-19 fica no ar
Depois de 20 minutos no ar, Covid-19 perde 90% da capacidade de infecção - Foto de Anna Shvets no Pexels

Você, com certeza, já teve muitas dúvidas sobre como a infecção pela Covid-19 ocorre. Por ser uma doença ainda nova e pouco conhecida, há muitos palpites sobre. Porém, alguns estudos já adiantados avançam nas informações sobre o coronavírus, como a doença atua no corpo e, principalmente, como e por quanto tempo a infecção ocorre.

+++ A partir do dia 10 de janeiro, cidade de São Paulo exigirá comprovante de vacinação para entrada em eventos

Depois de 20 minutos no ar, Covid-19 perde 90% da capacidade de infecção

Recentemente, um estudo feito pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, e publicado na MedRxiv (um site que publica artigos científicos), apontou que as partículas do vírus fica aproximadamente 20 minutos no ar. Depois desse tempo, 90% das partículas perdem seu poder de infecção.

+++ Período de isolamento por Covid-19 é reduzido para 7 dias

Uma partícula é gerada pela ação de tossir e falar. Alguns fatores ambientais, como umidade do ar, são responsáveis pelo tempo de sobrevivência dessas partículas virais e também foram considerados no estudo. De acordo com os idealizadores da pesquisa, a carga viral presente no organismo da pessoa infectada também influencia nessa condição.

"Uma diminuição na infecciosidade para 10% do valor inicial foi observada para Sars-CoV-2 ao longo de 20 minutos, com uma grande proporção da perda ocorrendo nos primeiros 5 minutos após a aerossolização. Porém, a 90% de umidade, a gota permanece homogênea e aquosa, e a estabilidade viral é mantida pelos primeiros dois minutos, após os quais decai para apenas 10%, permanecendo infecciosa após 10 minutos", é o que explica o artigo.

+++ Estudante da USP descobre 25 asteroides em projeto da Nasa e é premiada

Último acesso: 22 Jan 2022 - 20:40:43 (1046507).