bem-estar   / Ajudinha inusitada

De remover ferrugem a amaciar carnes: conheça 6 utilidades domésticas do refrigerante

Veja como o refrigerante pode te ajudar nos afazeres domésticos

Bons Fluidos Publicado quinta 8 abril, 2021

Veja como o refrigerante pode te ajudar nos afazeres domésticos
Veja como utilizar o refrigerante nos afazeres domésticos - Pexels

Você com certeza já ouviu falar que alguns refrigerantes são tão nocivos à saúde que são capazes de corroer materiais! Pois é! Os refrigerantes possuem substâncias bastantes prejudiciais ao nosso organismo mas, em contrapartida, ele pode ser um excelente auxiliador para resolver problemas domésticos. Listamos 6 utilidades incríveis dele:

1. Remover chiclete

Chiclete grudado no chão e no cabelo é um pesadelo que ninguém quer passar, no entanto, se acontecer, não se desespere ou corte a mecha de cabelo. Aplicar uma pequena quantidade de refrigerante sobre o chiclete irá endurecê-lo e facilitará a remoção. 

+ VEJA TAMBÉM: Antifúngico e antisséptico; veja como preparar sabonete de capim-limão em casa com folhas in natura

2. Amaciar Carnes

Algumas substâncias presentes no refrigerante como o açúcar e o acidulante (ácido fosfórico) funcionam muito bem para amaciar carne. Aplicar uma pequena quantidade na superfície irá deixar seu churrasco mais gostoso. 

3. Limpar panelas

Poderoso como o detergente! As substâncias presentes nos refrigerantes ajudam a limpar manchas escurecidas por constantes fervuras, comuns em panelas e outros utensílios domésticos. Basta utilizá-lo n lugar do detergente e esfregar com o auxílio de uma esponja de aço. 

4. Remover ferrugem

O gás presente nos refrigerantes são extremamente eficazes na remoção da ferrugem de materiais enferrujados como pregos, por exemplo. O ácido cítrico é eficaz na prevenção e eliminação das manchas de ferrugem destes materiais. 

+ VEJA TAMBÉM: Chá de cavalinha tem ação diurética e ajuda a combater a retenção de líquido; veja como preparar

5. Recuperar o brilho de moedas

Assim como as panelas ficam brilhando após lavá-las com refri, suas moedas podem recuperar o brilho com um pouco desta bebida. Basta esfregar um pouco de refrigerante na superfície das moedas. 

6. Desentupir vaso sanitário

Ninguém merece vaso entupido e cheio de manchas, mas não se desespere se você não tiver um desentupidor. Despeje o líquido sobre as manchas e deixe agir por pelo menos uma hora. Os ácidos presentes no refrigerante ajudarão a remover a sujeira.

 

Último acesso: 16 Apr 2021 - 08:49:57 (1044710).