“Cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo”: como implementar o mindfulness

Veja cinco dicas para viver mais no momento presente e um conselho especialista em mindfulness e inteligência emocional, Ligia Costa

implementar-o-mindfulness
O mindfulness está sendo cada vez mais disseminado, sendo assim, trouxemos cinco dicas para você implementar o mindfulness na sua rotina – Pexels/Oluremi Adebayo

O mindfulness está sendo cada vez mais disseminado, já que a vida tem passado tão rápido e o estar presente no momento tem se feito muito importante para aproveitar o hoje. Sendo assim, trouxemos cinco dicas para você implementar o mindfulness na sua rotina. Confira:

Publicidade

Dicas para implementar o mindfulness

  • Respiração: A atenção plena é um dos pilares do mindfulness, junto da respiração. Então, para começar, sinta o entrar e sair do seu corpo de forma fluida.
  • Aceitação: Apesar de a maioria tentar evitar, os pensamentos irão surgir. Se acontecer, os observe sem julgá-los e foque na respiração.
  • Dê o primeiro passo: Escolha, inicialmente, de cinco a dez minutos do seu dia para começar a prática formal. Fique em uma postura confortável, com as costas eretas e com os pés no chão.
  • Atenção no presente: É possível implementar o mindfulness nos instantes corriqueiros, como na hora de escovar os dentes ou caminhar. Para isso, observe os detalhes que estão à sua volta.
  • Seja gentil consigo: Não precisa de perfeição, apenas presença. Apesar disso, é normal, às vezes, perder o foco, o mais importante é perceber que aconteceu e voltar o foco.

Cuidar da mente

O mindfulness se faz tão importante quanto a atenção que damos à nossa saúde física. Afinal, mente sã, corpo são. “Cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo. Com a prática da atenção plena, percebemos que a coragem de ser quem somos está ao nosso alcance”, aconselha a especialista em mindfulness e inteligência emocional, Ligia Costa, durante um evento da Puravida na última terça-feira (12).