Publicidade
Anticorpos contra coronavírus pode vir de lhamas, dizem pesquisadores – Pixabay

Em uma luta contra o tempo, cientistas belgas e americanos identificaram em um estudo um anticorpo que pode ajudar a combater o novo coronavírus, que tem acometido pessoas do mundo todo.

Publicidade

O estudo, que já foi validado pela comunidade científica e publicado na revista especializada Cell, ainda só teve testes em laboratórios. A próxima etapa será testá-lo em animais, como hamsters e primatas e, caso tudo corra bem, partirão para a etapa dos ensaios clínicos pessoas.

COMBINAÇÃO DE ANTICORPOS DE LHAMAS

O anticorpo, criado pela combinação de dois anticorpos produzidos por lhamas, foi elaborado pelo time de especialistas da Universidade do Texas em Austin (EUA) e do Instituto Nacional de Saúde e da Universidade de Ghent (Bélgica). 

De acordo com os pesquisadores, os testes iniciais mostraram que ele é capaz de bloquear a espícula de proteína do vírus que se liga às células do corpo humano. A proposta é criar uma vacina para que pessoas possam se proteger contra o vírus antes mesmo de serem contaminadas.

Publicidade

Apesar de estudos em diversos locais do mundo, nenhum deles foi aprovado, até o momento, pela Organização Mundial da Saúde.

Por enquanto, a medida mais eficaz para evitar o vírus é respeitar a quarentena.

Publicidade