Quando seu couro cabeludo coça demais, acredite, nada pode ser tão irritante. Você pode sentir que a coceira nunca vai parar, mas o alívio é possível. Mas para se livrar da coceira, é necessário descobrir por que seu couro cabeludo coça. Abaixo, o médico dermatologista Dr. Daniel Cassiano explica as principais razões e como uma consulta dermatológica pode trazer algum alívio:
Couro cabeludo coçando? Veja possíveis razões
Caspa: “Essa dermatite possui alguns fatores relacionados como alteração na produção de sebo pelas glândulas sebáceas e resposta inflamatória local desregulada. A dermatite seborreica tem predisposição genética, e piora muito com ansiedade e estresse. Por esse motivo, o paciente pode apresentar crises durante períodos de stress”. Para a caspa, é importante o uso de shampoos específicos indicados pelo médico de três a quatro vezes por semana. “Após a crise, o shampoo pode ser utilizado 1 vez por semana para prevenção e manutenção”, afirma.
Reação a um produto: quando usamos um produto para o cabelo que contém algum ingrediente que pode causar alergia, a coceira pode ser um sintoma inconveniente de um processo alérgico.
Você pode ter uma alergia a um shampoo, condicionador ou outro produto que toque seu couro cabeludo. Se for esse o caso, você provavelmente terá uma erupção cutânea com coceira no couro cabeludo e em qualquer outra pele que o produto toque. Como obter alívio? Para parar a coceira, você deve parar de usar o produto que está causando a reação. Se você está tendo dificuldade em encontrá-lo, um dermatologista pode ajudar.
Piolhos: a coceira é o sintoma mais comum dos piolhos. Se você suspeitar que os piolhos estão causando a coceira, peça a alguém para examinar atentamente seu couro cabeludo e cabelo em busca de sinais desses pequenos insetos. O tratamento da pediculose se faz com antiparasitário tópico e sistêmico.
Micose do couro cabeludo: micose é uma infecção causada por um fungo. Se você pegar micose, provavelmente terá uma erupção na pele com coceira intensa. Para obter alívio, você precisa de um diagnóstico e tratamento precisos para a micose. “O tratamento da micose no couro cabeludo requer medicação antifúngica prescrita, portanto, você precisará consultar um médico”, conta.
Dermatite atópica: “Quando isso acontece, você pode ter vermelhidão e descamação na área. Algumas pessoas dizem sentir o couro cabeludo ‘queimar’, mas muitas vezes o couro cabeludo coça”, explica o dermatologista. Como a pele do couro cabeludo é diferente da pele de outras partes do corpo, é melhor consultar um dermatologista para um plano de tratamento.
Problema nervoso: um couro com coceira intensa sem sinais de erupção cutânea ou outra reação cutânea pode ser um sinal de um problema nervoso. Seu médico pode dizer que você tem neuropatia. É a palavra médica para um problema ao longo de um nervo devido a um dano, doença ou uma anormalidade no funcionamento do nervo. As doenças que podem afetar os nervos incluem herpes zoster e diabetes.
Câncer de pele: se o câncer de pele se desenvolver no couro cabeludo, poderá coçar. No entanto, é necessário ter cuidado, pois o câncer de pele é, muitas vezes, assintomático – por isso é importante visitar frequentes ao dermatologista.
“A exposição excessiva ao sol ainda é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele. Por isso devemos lembrar de proteger a região com bonés ou chapéus, em materiais específicos com proteção UV”, afirma o médico. Um dermatologista deve examinar seu couro cabeludo. “Por meio do exame, o médico pode diagnosticar o câncer de pele, encaminhar para fazer o teste ou verificar se alguma outra coisa pode estar causando a coceira”.