bem-estar   / Comer rápido

Costuma comer rápido? Nutricionista ensina a forma correta de se alimentar a partir de dica simples

A nutricionista Josiane Kimak Rogenski usou suas redes socias para compartilhar uma dica simples: como comer devagar! Confira

Bons Fluidos Publicado terça 11 janeiro, 2022

A nutricionista Josiane Kimak Rogenski usou suas redes socias para compartilhar uma dica simples: como comer devagar! Confira
Costuma comer rápido? Nutricionista ensina a forma correta de se alimentar a partir de dica simples - Freepik / senivpetro

Você se considera uma pessoa que costuma comer rápido? Devagar? Em um tempo controlado? É importante que você saiba que o ato de saber comer, para além de saber quais alimentos ter no prato, é essencial.

A nutricionista Josiane Kimak Rogenski usou suas redes sociais para enfatizar a informação. Em seu perfil oficial no Tiktok, a profissional compartilhou um vídeo ensinando a maneira correta de se alimentar. Vamos aprender? A dica que Josiane deu é extremamente simples, mas ela também serve como um lembrete: preste atenção no que você está comendo. Isso é superimportante.

Forma correta de se alimentar: comer sem pressa!

Sabemos que existem pessoas que não tem tempo hábil para se alimentar no dia a dia. Mas esta dica é válida para os momentos em que os indivíduos têm alguns minutos a mais para almoçar ou jantar. Então, Josiane indica que, diante do prato de comida, você deve: cortar e separar no garfo a quantidade de comida que colocará na boca. Feito isso, leve o garfo até a boca e mastigue. Se quiser, neste momento, você pode, inclusive, soltar os talheres. Somente ao engolir você deve separar a próxima porção que irá comer.

+++ Pudim de pão com cascas de banana é receita nutritiva e sustentável para fazer em casa; confira!

A dica pode parecer simples até demais. Porém, como a própria nutri cita em seu vídeo, o comum é separar a próxima porção que você levará até a boca enquanto está mastigando, o que permite que você faça uma refeição em menos tempo, mas de uma maneira menos saudável. Já reparou isso?

Josiane ainda indica que mastigar bem o alimento, principalmente durante as refeições noturnas, como jantar e ceia, é outra dica essencial.

Benefícios de comer devagar

Comer devagar e mastigar bem os alimentos, unidos, são atos que facilitam e muito a digestão. Se você sofre com refluxo, azia ou gastrite, ponha em prática a técnica ensinada por Josiane.

Além disso, comer devagar ajuda no processo de emagrecimento, pois, o cérebro tem mais tempo de associar a saciedade. Como dito, também ajuda na digestão, já que, ao mastigar mais e com mais calma, você produz mais saliva -- o que facilita a ação do ácido gástrico. Por fim, também evita que você consuma uma quantidade exagerada de líquidos durante a refeição.

Ótimo, não? Vale a pena tentar e colocar a sugestão de Josiane como hábito no dia a dia.

+++ Confira as plantas que possuem chás poderosos contra gripes e resfriados

Último acesso: 24 Jan 2022 - 03:01:57 (1046497).