Publicidade

Conhece a ‘higiene do sono’? Em apenas 3 passos, reproduza a prática e alivie os sintomas da insônia

Xô, insônia! O ambiente que nos cerca, alimentos que consumimos e outras ações automáticas do dia a dia dizem ao nosso cérebro que ele não deve “desligar”; veja como contornar a situação

Conhece a ‘higiene do sono’? Em apenas 3 passos, reproduza a prática e alivie os sintomas da insônia – Foto de cottonbro no Pexels

Quando ficamos acordados até tarde ou simplesmente não conseguimos pegar no sono e passamos parte da madrugada em claro, os efeitos do período mal dormindo e das poucas horas de sono batem na porta assim que acordamos, e como se não bastassem, nos acompanham pelo resto do dia.

Publicidade

Agora, imagine passar por esse problema corriqueiramente. Se você já assistiu ao filme ‘Clube da Luta’, sabe que a salvação do personagem principal se deu quando ele começou a frequentar grupos de apoio para pessoas com diversos problemas de saúde. Mas existem algumas formas bem mais simples — e caseiras — de enfrentar a insônia. A higiene do sono é uma delas.

+++ Especialista dá dicas de como evitar a enxaqueca; além da genética, outros fatores podem ocasionar as dores

O problema é resolvido através de uma mudança de hábito. O ambiente que nos cerca, alimentos que consumimos e outras ações automáticas do dia a dia dizem ao nosso cérebro que ele não deve “desligar”.

A médica Flávia Cohen, infectologista, médica integrativa e ortomolecular, Presidente da Câmara Técnica de Infectologia dos hospitais do Rio de Janeiro (Regional RJ), explica que cada vez mais as pessoas sofrem com insônia.

Publicidade

“Isso é o reflexo de todo o estresse que estamos vivendo nesse período. E a qualidade do nosso SONO interfere diretamente na nossa saúde”, explica.

A médica ensina três passos para praticar a higiene do sono e espantar o mau-humor e cansaço do dia a dia:

1. Dormir no escuro e em silêncio

Publicidade

“Comece reduzindo as luzes acesas cerca de duas horas antes do horário de dormir para que seu cérebro entenda que você está relaxando e está chegando a hora descansar.”, explica a profissional. O ideal é que você opte por não assistir a filmes, séries, vídeos, mas, se ainda assim quiser, escolha programas mais leves, sem imagens chamativas e sem sons que possam ser perturbadores, como gritos, músicas animadas e feitos sonoros estrondosos.

2. Não comer muito antes de deitar

“Alimentos muito pesados provocam uma digestão mais difícil. Por isso, o ideal é não consumi-los à noite para evitar a insônia ou um sono de baixa qualidade”. Apesar disso, é importante que você nunca vá se deitar com fome. Pipoca — sem excesso de sal e óleo –, iogurte com aveia e algumas frutas, como a banana e a maçã, são boas opções de ceia.

Publicidade

+++ Com o ‘Dia do Mau-Humor’ se aproximando, especialistas dão dicas INUSITADAS para driblar o sentimento; veja como

3) Manter o mesmo horário para dormir e acordar todos os dias

“O cérebro aprende aquilo que ensinamos a ele. A rotina vai fazer com que seu cérebro reconheça o momento de dormir. Mesmo que você se depare com alguns imprevistos, o ideal é determinar um horário e segui-lo pelo menos na maioria das noites”, diz a profissional. Controle seus horários de acordo com a sua rotina e tente dormir pelo menos oito horas por noite.

Publicidade

Dica bônus!

Tomar sol diariamente também é algo que melhora a qualidade do seu sono. É um hábito que ajudará seu cérebro a entender a diferença entre os períodos de vigília, ou seja, de dia, e repouso, de noite.