bem-estar   / Aromacologia

Conheça 10 óleos essenciais que ajudam a deixar os cabelos lindos e saudáveis 

A tricologista Viviane Coutinho explicou como cada óleo pode ser utilizado nos fios

Bons Fluidos Publicado quarta 18 agosto, 2021

A tricologista Viviane Coutinho explicou como cada óleo pode ser utilizado nos fios
Saiba como utilizar óleos essenciais nos cabelos - Pexels/ Chill Jane

Os óleos essenciais se tornaram grandes aliados na beleza. Eles têm sido usados também para melhorar a saúde dos fios e do couro cabeludo.

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, os óleos são excelentes ferramentas usadas hoje tanto nas terapias capilares de forma direta, como em difusores proporcionando resultados maravilhosos através da aromacologia.

"Está na moda o uso dos óleos essenciais como opção para práticas naturais e, também, bastante utilizado nos tratamentos capilares. Cada um possui características específicas e ativos farmacológicos muito concentrados, por isso não é possível passar puro no cabelo, sendo recomendado diluir primeiro em um óleo vegetal, como o óleo de abacate ou uva", explica a tricologista Viviane Coutinho. 

+++ Água-oxigenada e limão: confira alguns métodos alternativos para acabar com o mau hálito gastando pouco

O ideal é fazer um blend (mistura) de 5 ml de óleo vegetal com 1 a 2 gotas de um essencial. 

"Colocar no couro e espalhar pela fibra capilar por 20 minutos. Pode ser usado na fibra como reparação de fios antes do banho, podendo deixar por 2 horas", disse a tricologista, que indica que o tratamento deve ser semanal. 

Viviane indica 10 óleos: 

+++ Rica em vitaminas A, B e C, veja como preparar em casa esta nutritiva geleia de CASCA de mexerica

1. Alecrim: Tônico capilar, fortalecedor do sistema circulatório, que combate a queda capilar.

2. Manjericão: Age sobre o sistema endócrino, induz ao relaxamento e alivia o estresse. Tem propriedades anti-inflamatórias, calmantes e sedativas.

3. Lavanda Francesa: Ação tônica, útil em casos de inflamação, dermatites, eczema, psoríase e alopecia areata.

4. Bergamota: Protege a pele e o couro cabeludo de rachaduras e fissuras.

5. Melaleuca: Distúrbios de oleosidade, caspa, seborreia e dermatites. Atua na eliminação bactérias causadoras de infecções.

6. Hortelã Pimenta: Acelera o metabolismo, combate o cansaço, tonifica, estimula a sensação de bem-estar e trata coceira intensa da pele.

7. Laranja Doce: Auxilia a absorção de Vitamina C e combate a insônia decorrentes de ansiedade. Trata pele secas, rugas e dermatites.

8. Limão Siciliano: Alto teor de vitaminas, excelente para o sistema imunológico, este óleo estimula glóbulos brancos e combate enfermidades, otimizando a circulação.

9. Sândalo Amyris: O sândalo é uma árvore cuja casca é rica em propriedades medicinais, produz efeito calmante e refrescante na mente e no corpo.

10. Funcho Doce: Melhora a circulação e quadros de celulite e retenção de líquidos, pois é diurético e desintoxicante.

Último acesso: 17 Oct 2021 - 09:40:35 (1045577).