Ícone do site

Confira 6 alimentos que são grandes aliados da saúde da pele

Published 24/05/2022
Confira 6 alimentos que são grandes aliados da saúde da pele

Confira 6 alimentos que são grandes aliados da saúde da pele - Foto de Ella Olsson no Pexels

Para a saúde da pele, uma alimentação regulada é essencial. Alimentos simples do dia a dia são capazes de trazer benefícios para a pele, desde fornecer o aporte necessário de proteínas para formar a sustentação da pele até combater os radicais livres.

“A variedade de cores dos alimentos é benéfica ao organismo, porque as cores ou pigmentos dos alimentos devem-se à presença de determinados fitonutrientes, que têm papel importante na prevenção de doenças e manutenção da saúde, inclusive da pele”, explica a médica nutróloga Marcella Garcez.

Segundo a médica, está cada vez mais claro que o que se come afeta a saúde e a idade aparente de sua pele. Com a ajuda de profissionais, selecionamos alguns alimentos que devem ser introduzidos no plano alimentar (ou consumidos com certa frequência) para favorecer a sustentação e saúde da pele:

Confira 6 alimentos que são grandes aliados da saúde da pele

Semente de linhaça: essa pequena semente marron é rica em ALA (ácido alfa-linolênico), um tipo de ácido graxo ômega-3 encontrado nas plantas.

“Os ômega-3 são as chamadas gorduras boas e, para a pele, podem ajudar a reduzir os efeitos nocivos da radiação UV, fumo e poluição. Eles também podem diminuir as rugas na pele e melhorar a pele seca. O óleo de linhaça, que é feito de sementes de linhaça prensadas, é conhecido por tornar a pele mais suave e parecer menos escamosa. Outros alimentos que são ricos em gorduras ômega-3 são sementes de chia, sementes de abóbora, salmão, atum e sardinha”, diz a Dra. Marcella.

Kiwi: você sabia que o kiwi tem mais vitamina C do que a laranja? Eles é um alimento útil para a saúde da pele porque a vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a eliminar os radicais livres nas células.

Abacate: o abacate é uma boa fonte de vitaminas C e E, que são dois dos muitos antioxidantes que ajudam a proteger as células da pele contra danos que as envelhecem.

“Os abacates também contêm luteína e zeaxantina, que alguns estudos iniciais mostram que podem ajudar a melhorar o tom da pele. E os abacates são ricos em gordura monoinsaturada, que (como outras gorduras e óleos) ajuda seu corpo a absorver certas vitaminas, incluindo A, D, E e K, além de estarem entre as maiores fontes alimentares de glutationa, um importante agente antioxidante”, explica a médica nutróloga. 

Couve e espinafre: nesse caso, qualquer folha verde escura é uma potência nutricional geral. “Um poderoso antioxidante, a clorofila, torna as plantas verdes. Comer alimentos verdes promove a desintoxicação, reduz a inflamação e melhora a digestão. Alimentos como folhas verdes ajudam a melhorar a circulação e a nutrição celular, o que tem reflexos no viço e hidratação da pele”, explica a Dra. Marcella.

Iogurte: o iogurte não é apenas recheado com proteínas, o que o torna um lanche que traz saciedade (além de melhorar as estruturas da pele), como também é carregado com probióticos. A profissional esclarece que os probióticos são bactérias vivas que ajudam a combater a inflamação da pele, como acne, dermatite atópica e psoríase.

Chá verde: para uma pele mais lisa, experimente uma dose de chá verde em vez de uma xícara de café. “O chá verde conta com polifenóis, um tipo de antioxidante encontrado nas folhas de chá. Os polifenóis ajudam a diminuir a quantidade de sebo (óleo) que seu corpo produz, e algumas evidências mostram que isso torna o chá verde uma boa opção para tratar a acne. O chá verde também contém flavonoides, que ajudam no reparo do DNA e até ajudam a diminuir as linhas finas. Um estudo mostra que você obterá mais flavonoides do chá verde se o deixar em água fria por um longo tempo”, diz a Dra. Marcella.

Não gosta de chá verde? Existem opções para que seu corpo receba polifenois: aposte nos temperos como cúrcuma e salsa, ou em frutas como a uva, ou no gengibre.

Sair da versão mobile