Parece que esta tartaruga está brava, né? Mas, na verdade, este foi um dos cliques capturados pelo fotógrafo Mark Fitzpatrick, que deu à imagem o nome de “Terry the Turtle flipping the bird”, ou “Terry, a tartaruga, lançando o pássaro”. Vale lembrar que “flip de bird”, em inglês, é uma expressão relacionada ao dedo do meio, um xingamento com as mãos.
Apesar da braveza de Terry, a tartaruga, a imagem rendeu ao fotógrafo Fitzpatrick o título máximo no Comedy Wildlife Photography Awards, ou “Prêmio de Fotografia de Vida Selvagem de Comédia”, no ano de 2020. O campeonato artístico reúne as fotografias mais engraçadas ou nada convencionais da natureza. E agora, para a disputa de 2023, as inscrições estão abertas.
Como funciona o concurso de fotografias engraçadas da natureza?
Basta ser uma amante de fotografia, curtir captar imagens de animais, selvagens ou não, e ter mais que 18 anos para se inscrever no Comedy Wildlife Photography Awards. Amadores e profissionais são bem-vindos. Ao realizar sua inscrição, o concorrente deve compartilhar até 10 fotografias engraçadas ou inusitadas de animais. Há também uma categoria para vídeos.
Nas últimas etapas, as imagens dos finalistas serão avaliadas por um juri formado por cinco pessoas, dentre elas a apresentadora televisiva de programas científicos e de vida selvagem Kate Humble, os comediantes Russell Kane e Mel Giedroyc, a veterinária Emma Milne e a fotógrafa de animais Elke Vogelsang, que encanta o público com as fotos mais lindas e divertidas de cachorros.
A competição ocorre desde 2015. Em sua nona edição, o prêmio para o grande vencedor é que 500 libras esterlina, o que equivale a aproximadamente 6250 reais. Abaixo, selecionamos algumas das melhores fotos avaliadas pelos jurados no Comedy Wildlife Photography Awards.